Como elevar meu score de crédito?

Manter o score alto ajuda na hora de solicitar crédito e os juros são mais baixos

Ter acesso a crédito e portas abertas em instituições financeiras para conseguir empréstimos, cartão de crédito ou outros benefícios financeiros é fundamental nos dias de hoje para qualquer pessoa, principalmente para quem empreende.

Mas o que muitas pessoas não sabem é o quanto a pontuação do score de crédito pode influenciar na hora aprovação de crédito ou até mesmo para reduzir as taxas de juros cobradas.

Se você precisa saber como aumentar o score e como melhorar o seu perfil financeiro e da sua empresa, continue a leitura.

Porém, antes de mais nada, quais são os fatores que afetam seu score? Vamos falar a seguir.

Fatores que influenciam o score de crédito

Destaques sobre *** por e-mail

  • Histórico de pagamentos: os órgãos de proteção ao crédito tem um histórico seu de pagamentos, levando em conta os pagamentos em dia e os atrasos;
  • Utilização de crédito: É levado em conta o quanto você usa do crédito que você tem;
  • Tempo das contas: Quanto mais antigas suas contas, melhor;
  • Mix de crédito: Quantos tipos de créditos diferentes você possui, melhor. Isso inclui cartão de crédito, empréstimo, consórcio, financiamentos, etc;
  • Crédito recente: As contas de crédito abertas recentemente também são avaliadas.

Entenda o que é o score de crédito  

O score de crédito é uma nota (pontuação) que cada pessoa recebe, determinada por um histórico financeiro, onde as instituições financeiras e lojistas usam para influenciar na hora de conceder ou não o crédito.  

Todo consumidor que possui contas em seu nome tem, de forma automática, um score atrelado ao seu CPF. 

A pontuação do Score varia entre 0 a 1000, e é calculada por instituições especializadas em pesquisa e monitoramento de crédito, a exemplo da Boa Vista, SPC e Serasa. 

A consulta do score de crédito pode ser realizada gratuitamente por meio do site do Serasa. Basta acessar a página, clicar em “Consultar Score”, informar o CPF e, se for o primeiro acesso, realizar um cadastro rápido.

Dicas para aumentar seu score de crédito

1. Pague suas contas em dia

Parece óbvio, mas nenhuma estratégia é melhor para aumentar o score de crédito do que pagar as contas em dia. O histórico de pagamentos é o maior fator do score de crédito  e os pagamentos atrasados podem permanecer em seus relatórios de crédito por mais de 7 anos.

Se você atrasar um pagamento por 30 dias ou mais, seu CPF pode ir para o SPC e Serasa. Por isso, caso ocorra um atraso, entre em contato com o credor para negociar a dívida. Além disso, você pode solicitar ao credor que retire a informação do atraso de pagamento desses órgãos de proteção ao crédito.

Mesmo que o credor não faça isso, vale a pena pagar o débito em atraso o mais rápido possível, pois uma dívida não paga prejudica muito sua pontuação. O impacto de um pagamento atrasado desaparece com o tempo, mas muitos atrasos podem despencar seu score.

Se você não consegue pagar tudo em dia, priorize suas contas. Procure a assistência financeira, como empréstimos, para não deixar seu CPF ficar sujo.

2. Tenha contas de consumo em seu nome

Como falamos anteriormente, contas como água, luz, gás e telefone compõem o cadastro positivo. Por isso, tenha o máximo dessas contas no seu nome. Além disso, é importante pagar essas contas em dia para que as informações coletadas sejam positivas.

3. Peça crédito com moderação

Embora ter crédito aumente o score, pedir vários cartões de crédito em um pequeno espaço de tempo prejudica sua pontuação, especialmente se você tiver o pedido negado. Tente aguardar pelo menos 3 meses entre uma solicitação e outra.

4 – Participar de campanhas de negociação de dívidas

Fique sempre atento a campanhas do tipo “feirão limpa nome”. Estas campanhas oferecem grandes descontos e é uma ótima possibilidade de renegociar dívidas atrasadas. O procedimento, muitas vezes, ocorre de modo online. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis