Como baixar o programa do Imposto de Renda 2022
O software para a declaração do imposto de renda deve ser liberado ainda nesta semana pela Receita Federal. E, para ter sucesso ele, é bastante simples, bastando acessar a página do portal e clicar na aba de MEU IMPOSTO DE RENDA. Depois disso, será necessário que o contribuinte dos impostos determine qual é o tipo de sistema operacional do seu computador para que baixe um programa que realmente seja compatível. Deve-se ter alguns documentos em mãos como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e notas fiscais com gastos relacionados à saúde, educação e outros.
Também é possível entregar o valor do imposto d e renda ao baixar o aplicativo que está disponível tanto pela Apple Store quanto pela Play Store que é chamado de “Meu Imposto de Renda”, ele é mais simplificado e permite que as pessoas declarem de qualquer lugar sem nenhum tipo de complicação. Outro meio pelo qual pode entregar o valor que teve de rendimento referente ao ano base de 2021, é pelo preenchimento de um relatório do portal ECAC.
Malha fina do imposto de renda: cuidado ao tentar deduzir mais do que deveria
A malha fina do imposto de renda pode fazer com que você tenha que pagar multas de 150% a mais do que deveria. Neste caso, a aplicação de multa acontece devido ao fato de que alguns cidadãos tenham informado mais gastos com saúde sem que tenham notas fiscais que possam comprovar. O mesmo serve para a educação e dependentes.
Portanto, ao declarar os gastos, é importante sempre ter em mãos as cotas e as guardar por até cinco anos após a declaração como forma de garantia caso caia na malha alguns anos depois (isso é possível de acontecer).
Em suma, o aspecto no qual se deve tomar cuidado é sobre vírgulas e pontuação.