É possível desistir do pedido da aposentadoria? – INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite, desde o ano de 2019, que os aposentados e cidadãos que não estavam satisfeitos com o valor da aposentadoria possam desistir de ter acesso a ele para continuar contribuindo e ter direito a um teto maior. Por isso, quem enviou o pedido para  que o colaborador  possa ter o direito de cancelar a solicitação que anteriormente fora feita. O pedido de cancelamento do saque também pode ser feito pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep

João Badari, advogado que é especialista em INSS, afirma que muitas pessoas estão preferindo trabalhar por mais tempo para ter direito a um teto maior no momento em que se aposentarem. E o mesmo serve para o MEI que pode fazer a emissão do GPS autônomo em vez de pagar somente o DAS para ter acesso a mais de um salário mínimo no momento em que for se aposentar. No entanto, vale salientar que depois que pedir o cancelamento da solicitação, não é mais possível voltar atrás neste processo e quando for se aposentar terá que fazer outro. 

Durante o mês de março, o INSS está com mais de 1,7 milhões de pessoas que estão em filas de espera aguardando para que tenham acesso ao programa social da previdência. No entanto,  de acordo com o que é informado pela pasta, a maior parte das análises estavam atrasadas devido ao fato de que muitos cidadãos estão enviando documentos desatualizados para o instituto de previdência. Ao menos 25% das pessoas que estão esperando a chegada da aposentadoria não estão com os documentos corretos. 

Em suma, o tempo para concessão  da aposentadoria pode demorar visto que a fila está grande ao mesmo tempo em que existem muitos documentos que devem ser analisados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis