Escala 5 X 2: Descubra como funciona?

- Anúncios -

A escala é usada dentro do ambiente de trabalho como uma forma de distribuir e organizar a jornada de trabalho dos trabalhadores. Esse é um dado importante que está previsto em lei, e diz respeito sobre as diretrizes de como a empresa precisa trabalhar para adotar o que é preciso para pagar certo e oferecer os direitos aos trabalhadores.

Para entender melhor como essa escala de 5 X 2 funciona, continue lendo para descobrir como funciona e saber algumas dicas e orientações importantes sobre essa norma, que pode fazer toda diferença na hora de consultar seus dias de folga.

- Anúncios -

O que é a escala 5 x 2?

A escala funciona como uma maneira de mostrar ao trabalhador que ele possui 5 dias de trabalho para 2 de folga que são pagas. As folgas remuneradas fazem parte do tipo de período que é liberado dentro da escala, e intercaladas com o trabalho. Esse é o tipo de escala padrão, já que a grande maioria dos trabalhadores, trabalham durante a semana, de segunda a sexta e folgam dois dias, que é o fim de semana, sábado e domingo.

Nesse caso, os cálculos feitos são de 30h semanais, que envolvem normalmente cerca de 7,2 horas por dia, e as folgas são aos finais de semana. Lembrando que a carga horária da escala para os dias da semana, também podem variar entre 40h semanais ou 44h no total, que pode envolver um pouco mais de 8h por dia.

Destaques sobre *** por e-mail

O que diz a lei

A lei sobre a escala dia, que se trata de uma norma, que precisa de algumas diretrizes para impor limites enquanto fica a critério do trabalhador a quantidade de horas trabalhadas. Mas é preciso que o colaborador aceite o acordo e a proposta desse horário precisa estar disponibilizada em contrato. Lembrando que sempre é possível complementar a jornada de trabalho, com horas extras. Desde que a empresa faça os acordos de forma direta e um contrato seja assinado.

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis