Gaúchos ganham isenção na taxa de inscrição do Enem 2024

Anúncio foi dado pelo Ministro da Educação e serve para todo os candidatos do RS
- Anúncio -

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os candidatos do Rio Grande do Sul estarão isentos do pagamento da inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), independentemente de se enquadrarem ou não nos critérios de isenção. 

A medida beneficiará cerca de 40 mil estudantes, segundo o ministro. A taxa de inscrição é de R$ 85. O período de inscrições para o exame será de 27 de maio a 7 de junho e estas devem ser feitas no site enem.inep.gov.br/participante.

Além disso, o ministro informou pelas redes sociais que está em análise a aplicação de uma prova específica para o estado, em condições especiais.

Segundo o calendário do Enem, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, com o gabarito oficial sendo divulgado em 20 de novembro. A previsão é que os resultados sejam disponibilizados em 13 de janeiro de 2025.

Como serão as provas?

O edital estabelece que o exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. Existem quatro áreas de conhecimento que serão avaliadas.

A primeira, que engloba linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, inclui as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento, ciências humanas e suas tecnologias, abrange as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão avaliados conteúdos de química, física e biologia.

A quarta e última área de conhecimento é a matemática. Segundo o Ministério da Educação, a estrutura do exame é baseada em matrizes de referências que estão disponíveis no portal do Inep. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, redação, códigos e ciências humanas e suas tecnologias.

Os candidatos terão um total de cinco horas e 30 minutos para responder às questões. O segundo dia será reservado para a aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A duração da aplicação será de cinco horas.

Cronograma

  • Período de inscrições: De 27 de maio a 7 de junho
  • Prazo para solicitações (nome social e atendimento especializado): Até 7 de junho]
  • Divulgação do resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
  • Período para pagamento da taxa de inscrição: De 27 de maio a 12 de junho
  • Datas das provas: 3 e 10 de novembro
  • Data de divulgação do gabarito oficial: 20 de novembro
  • Data prevista para divulgação do resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis