Golpe do FGTS: NOVA estratégia assusta
O golpe do FGTS envolve agora o saque-aniversário e você precisa estar atento. Veja como se proteger e evite prejuízos!O golpe do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) envolve agora o saque-aniversário e você precisa estar atento para conseguir reverter a situação.
Golpe do FGTS: como funciona?
Os criminosos têm evoluído o golpe do FGTS e agora já descobriram uma forma de trocar a modalidade de saque do trabalhador, de saque-rescisão para saque-aniversário.
A modalidade de saque-aniversário é uma modalidade legal, porém, os criminosos tem usado ela como estratégia para desviar dinheiro.
O golpe do FGTS funciona da seguinte maneira: os criminosos acessam a conta da vítima, trocam a modalidade de saque e conseguem, no mês de aniversário do segurado, terem acesso aos valores.
Assim, os criminosos conseguem sacar a quantia que o trabalhador teria direito e até solicitar empréstimos. Além disso, a vítima perderia também direito ao saque do valor restante em caso de demissão. Dá pra imaginar?
Veja abaixo o que fazer caso isso aconteça com você!
Veja também: Golpe do falso emprego no WhatsApp: como não cair
O que diz a Caixa?
O número de pessoas que vêm sofrendo este golpe do FGTS não foi divulgado, mas, sim, as medidas para contê-lo:
“O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas”, disse a Caixa, por meio de comunicado.
Destacando que aposta em estratégias diversas: “assim, o banco emprega mecanismos múltiplos de proteção e monitoramento para aprimorar a segurança de seus sistemas e mitigar a ação de fraudadores, tais como validação de dados, autenticação por senha, validação de documentos e segundo fator de autenticação”, completou.
O que fazer no caso deste golpe do FGTS?
Caso você perceba uma movimentação incomum no valor do seu FGTS, você deve comparecer em uma unidade da Caixa.
Confira a movimentação da sua conta pelo aplicativo do FGTS – disponível para Android e iOS.
É possível contestar a movimentação de valores do FGTS, mas, para isso, é preciso apresentar CPF e documento de identificação.
Se o saque já tiver acontecido, o prazo para análise é de 60 dias corridos. Ao final, a Caixa poderá ressarcir os valores, em caso de comprovação de fraude.
O prazo estendido tem como intuito conseguir apurar as informações junto ao banco que os valores foram transferidos.
Central Caixa
Caso ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com a Caixa:
☎ 4004 0 104 – Capitais e regiões metropolitanas
☎ 0800 104 0 104 – Demais regiões
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.