Governo retoma Auxílio Brasil e vale-gás nesta semana
Governo Federal retoma pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional nesta semana. Veja quem pode receber os benefícios sociaisO Governo Federal retoma nesta terça-feira (11) os pagamentos de dois dos seus mais importantes programas sociais. Estamos falando do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional. Juntos, os dois projetos atendem mais de 21 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país.
No caso do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania indica que mais de 21,3 milhões de indivíduos estão aptos ao recebimento do benefício neste mês de outubro. O número é notadamente maior do que o registrado em setembro, quando pouco mais de 20,6 milhões de pessoas estavam dentro da folha de pagamentos.
Para ter direito ao Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita que encaixe o cidadão na situação de extrema-pobreza. Quem está em condição de pobreza também pode receber o saldo desde que resida com uma gestante ou um menor de 21 anos.
O vale-gás nacional deve atender quase 6 milhões de brasileiros em outubro. O programa social ajuda na compra do botijão de gás de 13 kg. O número de usuários também é recorde, mas ainda está longe de atender todos os brasileiros que possuem direito ao saldo. Estima-se que mais de 10 milhões estejam na fila de espera.
Para ter direito ao vale-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 606. Pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber.
O calendário do Auxílio
Vale lembrar que o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional utilizam basicamente o mesmo calendário. Nos dois casos, os pagamentos começam nesta terça-feira (11) e seguem até o próximo dia 25, ou seja, alguns dias antes da realização do segundo turno das eleições.
A projeção inicial indicava que os pagamentos de outubro começariam a acontecer apenas no próximo dia 18. Contudo, o Ministério da Cidadania decidiu antecipar o início das liberações já para este dia 11. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0