Quem já está dentro do programa Auxílio Brasil não está garantido nos próximos pagamentos do benefício. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, o Governo Federal pretende analisar os dados de todos os beneficiários para saber se todos seguem se encaixando nas regras de permanência.
Em regra geral, o Ministério deverá focar na questão do limite de renda per capita. Para fazer parte do Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter uma renda de até R$ 210 para todos os casos. Quem está dentro do projeto, deve se manter sempre até o limite de R$ 525. Quem passar desta linha máxima, terá o benefício suspenso.
É importante lembrar que o Ministério não tem acesso apenas aos dados do Cadúnico do Governo Federal. A pasta também pode fazer uma análise a partir de outras fontes, até mesmo para comparar os dados que foram indicados na lista. Desta forma, a principal dica segue sendo não mentir na hora de fazer o cadastro.
Casos de exclusões no sistema do Auxílio Brasil não são incomuns, já que a verificação das informações também não é. De maneira periódica, o sistema do Governo analisa os dados de todos os usuários do programa para conferir quem ainda cumpre todas as regras. Novas exclusões aconteceram todos os meses até aqui.
O cidadão não precisa fazer nada além de manter o seu Cadúnico atualizado com informações verdadeiras. Uma dica importante é conferir periodicamente as informações do seu perfil através do app do Auxílio Brasil. Através do aplicativo, o cidadão poderá saber se foi excluído ou se continuará fazendo parte do benefício.
E se eu for excluído?
Em caso de exclusão, o cidadão receberá uma mensagem do Ministério da Cidadania relatando o motivo do bloqueio, e também o que o indivíduo deve fazer para tentar voltar ao programa. Na maioria das vezes, eles pedem para o usuário procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Desta forma, é importante buscar a ajuda o quanto antes, para que o cidadão consiga resolver a pendência e voltar ao projeto. Em boa parte dos casos, mesmo após a resolução do problema, é preciso esperar uma fila de espera.
Inclusões e exclusões no Auxílio Brasil
Vale lembrar que o Auxílio Brasil não é cercado apenas de exclusões. Segundo o Ministério da Cidadania, novos usuários também podem ser selecionados todos os meses. Entre julho e agosto, por exemplo, mais de 2,2 milhões entraram no projeto.
Para setembro, informações do jornal Folha de São Paulo indicam que o plano é inserir mais de 800 mil pessoas. Para seguir tendo chances de entrar no programa, o cidadão deve apenas manter o Cadúnico atualizado e esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.