Não atualizou o Cadastro Único? Saiba o que fazer
Saiba oque fazer caso não tenha atualizado os dados do Cadastro Único. Veja essa e outras informações sobre o Cadastro Único.Na última sexta-feira (10), tivemos o encerramento da Semana do Cadastro Único. O principal objetivo deste “evento” foi de atender as famílias que precisam de se inscrever ou atualizar os dados no sistema do programa social.
Dessa forma, se evita com que ocorram bloqueios e o cancelamento dos benefícios que promovem a transferência de renda, como é o caso do Auxílio Brasil. Estima-se que ao longo da última semana de atendimento, 60% dos entrevistados compareceram ao Centro de Referência da Assistência Social.
Para quem precisava realizar as atualizações dos dados do Cadastro Único e não compareceu, correm o risco de ter o seu benefício negado, seja lá qual for. Para as pessoas que não conseguiram comparecer ao atendimento na última semana, é essencial que elas tratem de agendar um horário o mais rápido possível e assim manter as suas informações em dia.
Governo Federal havia suspendido atualizações do Cadastro Único
Por conta da pandemia, o Governo Federal havia suspendido a atualização das informações dos beneficiários do Cadastro Único, mas mesmo assim pagou uma série de benefícios, como o Auxílio Brasil.
No entanto, já desde março deste ano, a determinação não está mais valendo, sendo que o beneficiário que não atualizar os seus dados corre o risco de ter o seu benefício suspenso e até mesmo o bloqueio do mesmo.
Isso vem causando uma grande procura dos beneficiários por este serviço e assim eles buscam dinamizar os atendimentos para poder atender o maior número de famílias possível.
Prioridade está sendo dada para quem já tem cadastro
O Governo Federal definiu que a prioridade será para os usuários que já possuem cadastro ativo. No entanto, os novos cadastramentos estão sendo feitos normalmente, sendo que as pessoas que não conseguem agendar a atualização, podem já estar com os dados irregulares e até mesmo com o benefício suspenso.
Entre alguns dos documentos que são obrigatórios apresentar, está a carteira de trabalho para maiores de 16 anos, a carteira de identidade, título de eleitor, CPF, a certidão de nascimento para todos os solteiros e a de casamento para os casados.
A partir de 2022, o Governo Federal incluiu mais alguns benefícios na lista do Cadastro Único, como o Auxílio Gás. O mesmo cobre até 50% do valor médio do gás de cozinha de 13 kg e está sendo pago a cada dois meses para os beneficiários do Auxílio Brasil