Como consultar inscrição e atualizar seus dados no Cadastro Único?

Saiba como proceder na hora da atualização para não perder os programas sociais do governo

Para ter acesso a qualquer um dos programas sociais do Governo Federal, o cidadão precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e manter todos os dados atualizados. 

Além disso, é preciso preencher os requisitos dos programas como Auxílio Brasil, Vale-Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, etc.

  Muitas famílias já realizaram esse processo este ano. Em janeiro, 5.137 usuários fizeram a atualização dos dados, em fevereiro 4.958; em março foram feitas 6.081 atualizações e, em abril, este número chegou a 4.671. Ao todo, 76.063 usuários devem atualizar seus dados em 2022.  

Na leitura a seguir, vamos explicar como deve ser feita essa atualização e realizar consultas ao cadastro.

Como atualizar o CadÚnico?

Destaques sobre *** por e-mail

A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

Caso o usuário não tenha internet, deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico de sua cidade. Os dados devem ser atualizados a cada dois anos no máximo.

Outra opção também é através do  telefone 0800 707 2003, e escolher a opção 5.

Em caso de mudança de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.

No ato de realização do cadastro ou atualização, será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (caso seja casado civilmente);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Para pessoas de origem indígena, é necessário que seja apresentado  o Registro Administrativo de Nascimento Indígena – RANI.

É muito importante essa atualização para não perder o direito ao novo programa Auxílio Brasil. Faça a verificação e, caso seja detectada alguma informação errada, faça a alteração.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis