Novos inscritos no ENEM não irão realizar prova em novembro, entenda

As inscrições do ENEM para os grupos que faltaram no ano de 2020 foram até o dia 26 de setembro. No entanto, os estudantes não poderão realizar a prova no mesmo dia que os outros, que é prevista para o dia 21 e 28 de novembro de 2021. É estimado que a prova ocorra nos dias 09 a 16 de janeiro somente no ano de 2022, mesmo dia para ENEM PPL (destinado a pessoas privadas de liberdade). 

Neste ano, a isenção do Enem havia sido anulada para os grupos que faltaram em 2020 e argumentaram que o motivo foi a Covid-19 e a pandemia. No entanto, após as contestações dos estudantes,  o INEP realizou uma alteração das regras previstas inicialmente e abriu um novo período de inscrições no dia 14 de setembro. 

É através do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que os estudantes podem ingressar para o SISU (universidades públicas) e até mesmo ter bolsas de estudo pelo Prouni, que garante descontos de até 100% no valor da mensalidade. 

Mais notícias de hoje – 29 de setembro – além do ENEM

O MEI, microempreendedor individual, tem até amanhã (30) para fazer a regularização de débitos no CNPJ. Esses débitos foram ocasionados devido ao atraso no pagamento do DAS, que conta com a contribuição para o INSS e também dos impostos federais. 

Destaques sobre *** por e-mail

Vale ressaltar que a não regularização ou parcelamento em até 175 vezes de R$ 50 – valor mínimo – pode ocasionar na entrada do MEI para a dívida ativa e a perda do CNPJ. Ao entrar para a dívida ativa, há a adição de multas que chegam a até 20% sobre o valor devido e também a exclusão do Simples Nacional, o que pode dificultar a abertura de novas empresas no país. Além disso, pode haver uma dificuldade maior por parte da pessoa física em conseguir ter acesso a empréstimos e financiamentos. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis