O que é Revisão da Vida Toda INSS?

- Anúncio -

Os ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, tinham até a última terça-feira (08) para voltar atrás nas votações que foram realizadas durante a semana passada sobre a revisão da vida toda do INSS. Se eles voltassem atrás, poderia haver uma nova análise do projeto de lei. O texto vinha sendo debatido desde o ano de 2021, mas os ministros estavam empatados entre aqueles que estavam a favor ou contra.  Mas, o que é previsto pela revisão da vida toda e quem vai poder ter acesso a ela? 

Revisão da Vida Toda do INSS: saiba agora do que se trata e se você vai poder solicitar quando ela entrar em vigor

De forma bastante simplificada, a revisão da vida toda do INSS prevê que haverá um cálculo das contribuições antes do ano de 1994. Deste modo, as pessoas que pagavam mais antes desta data terão direito a receber mais da aposentadoria. Isso acontece porque depois da entrada do real, a previdência social apenas levou em conta as contribuições após esse ano, prejudicando as pessoas que pagaram altos valores antes. 

Devido ao fato de que irá levar em consideração as contribuições antigas, deve-se salientar que as pessoas que  contribuíram com valores mais baixos ou que estavam trabalhando na roça não foram selecionadas ao reajuste porque a média  tende a diminuir. Portanto, pode-se dizer que seja considerado como perda de tempo exigir que haja a revisão da vida toda. 

De modo bastante simplificado, a revogação da vida toda é destinada somente para as pessoas que contam com elevadas contribuições antes do ano de 1994. 

A solicitação poderá ser realizada mediante a ajuda de um advogado especializado no assunto. No entanto, o pedido ainda não pode ser enviado porque se aguarda mais informações do INSS sobre como vai funcionar. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis