Quem não sacou “dinheiro esquecido” terá nova chance em maio

Banco Central alerta para golpes e dá instruções sobre como proceder

Nos primeiros meses de 2022, o Banco Central começou a divulgar sobre valores esquecidos em bancos que começaram a ficar disponíveis para saque. Essas quantias seriam de valores provenientes de contas corrente ou poupança encerradas com saldo, cotas de capital, valores de consórcio, tarifas cobradas indevidamente, entre outros, que nunca foram liquidadas. 

Por conta disso, o Banco Central criou o SRV (Sistema de Valores a Receber) para que a população confira se tem dinheiro esquecido em contas bancárias. Foi criado um calendário para que a população fizesse a consulta e o resgate do dinheiro.

Este calendário se encerrou no último sábado, dia 16 de abril. Mas, o que acontece se você tiver o valor e não solicitou o resgate?

O que fazer se não saquei meu dinheiro?

O Banco Central informou que o sistema Valores a Receber ficará fechado entre os dias 17 de abril e 1º de maio para “reformulação”. A partir disso, uma nova atualização poderá render novos resgates, mesmo a quem já sacou algum dinheiro na primeira fase.

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o Banco Central, não é preciso se desesperar. Segundo a instituição, o recurso pertence ao cidadão e será mantido nas instituições por tempo indeterminado até que o dono peça o resgate. Ou seja, o dinheiro esquecido permanecerá onde está.

Outra boa notícia é que a partir de 2 de maio, não haverá mais necessidade de agendamento e o resgate dos valores poderá ser pedido logo na primeira consulta. Os prazos estabelecidos pelo BC para consulta e pedidos de transferência, de acordo com data de nascimento do cidadão e criação de conta de empresas, foi apenas uma forma de organizar no primeiro momento.

Cuidado com os golpes

Não caia em golpes! Fique atento para links e e-mails suspeitos solicitando algum dado pessoal para transferência de dinheiro. O único site para consulta e pedidos de valores esquecidos em bancos é o valoresareceber.bcb.gov.br. 

O Banco Central não entra em contato para tratar sobre esse dinheiro ou pedir confirmação de dados pessoais. Voltamos a frisar que se aparecer algum link suspeito enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

E um último aviso importante: não forneça senhas ou qualquer tipo de dado pessoal.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis