SC: temperaturas de 40ºC devem baixar na próxima semana com vinda de chuvas
A Defesa Civil do estado de Santa Catarina (SC) informou durante essa quarta-feira (26) que a onda de calor que está sobre o estado deve diminuir durante os próximos dias com a vinda de chuvas ao final do dia. De acordo com o jornal NSC, é estimado que as chuvas sejam intensas e podem causar quedas de árvores junto a prejuízos em colheitas na região Sul do estado, principalmente nos capinzais. As temperaturas estão entre 32ºC e 37oC. Há cerca de 13 dias e houve um recorde de valores duas vezes durante o mês de janeiro.
O fenômeno El Nina é um dos culpados por essa variação e impacta também o estado do Rio Grande do Sul: durante a metade deste mês, ao menos 200 cidades haviam anunciado que estavam em estado de emergência devido à falta de chuvas. Deste modo, as expectativas de produção para a safra referente ao ano de 2022 para a soja, foram reduzidas e podem impactar diretamente o PIB, Produto Interno Bruto, do país.
A onda de calor vem sendo tão intensa, não ficando somente em Santa Catarina (SC), que a Argentina teve, durante o começo do ano, um ataque de insetos sobre as ruas. Apesar deles não serem perigosos, alertaram a população e causaram medo em algumas crianças. Eram besouros que ficam debaixo da terra em momentos de umidade e que acabam saindo quando o solo fica muito seco.
Na cidade de Caibi, houve o recorde de temperatura quando os termômetros chegaram ao valor de 40,87°C. As expectativas de frente fria começam para essa quinta-feira (27) e se intensificam para a próxima segunda-feira. O valor de temperatura elevada foi maior durante a semana passada, principalmente na segunda-feira (17).