Como agir se tiver dificuldades para acessar os serviços do INSS?
O portal do MEU INSS permite que os cidadãos que estão em dia com o pagamento da previdência privada façam a solicitação de algum tipo de benefício que pode variar de acordo com cada pessoa. Em suma, por lá se pode solicitar o seguro desemprego, auxílio maternidade e até mesmo a perícia para o auxílio doença que pode durar por tempo indeterminado variando de acordo com o grau da doença – neste caso, a empresa tem que manter o pagamento do seu colaborador em dia mesmo que ele esteja em casa com atestado como é previsto pelo CLT.
Para que seja possível acessar o portal, é necessário ter uma conta GOV que está atrelada ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Neste caso, se não se lembrar da sua senha, existe a alternativa de recuperar apenas confirmando a identidade ao preencher algumas informações que estão relacionadas à previdência social.
Se mesmo assim não conseguir ter acesso aos dados, pode entrar em contato com o INSS via telefone para que seja possível agendar uma consulta – vale salientar que depois da endemia, eles não estão mais atendendo das pessoas sem agendamento devido a tentativa de evitar a aglomeração contra o vírus da Covid-19 e, assim sendo, proteger aos seus colaboradores.
MEU INSS
Veja, aqui, alguns benefícios que podem ser solicitados pelo MEU INSS através do portal online mediante uma conta do GOV: Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por tempo de contribuição, Salário maternidade, Pensão por morte, Auxílio-doença e Seguro Desemprego do Pescador Artesanal.
Em alguns casos, se estiver passando por algum tipo de necessidade financeira, também existe a alternativa de pedir um seguro assistencial.
Com a mesma senha e login que usa para entrar no GOV, você pode usar para acessar dados que sejam referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.