Vacinação: Lorenzoni reconhece importância da vacina para a geração de empregos em 2021

O ministro do trabalho e da previdência, Onyx Lorenzoni, afirmou nesse dia 31 de janeiro (segunda), que a vacinação foi muito importante para a geração de empregos no ano de 2021. A afirmação ocorreu enquanto ele divulgava os dados do Caged de 2021, que traz as estimativas sobre a geração de empregos no Brasil.

Nesse sentido, esse é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que mostrou um crescimento significativo na geração de empregos no país em 2021. E, para Lorenzoni, a vacina contra a Covid-19 teve um papel de grande importância para esse crescimento.

A relação entre vacinação e emprego

Como afirmou o ministro, o Brasil conseguiu números importantes em relação a vacina, batendo inclusive os Estados Unidos da América e os países europeus. Assim, esse foi um ponto indiscutivelmente importante para os resultados do ano.

Para se ter uma ideia, o saldo positivo foi de mais de 2,7 milhões de novos empregos  com carteira assinada gerados em 2021. E isso significa o maior avanço medido pelo Caged desde 2010.

Destaques sobre *** por e-mail

E isso tudo, mesmo considerando que apenas no mês de dezembro, mais de 265 mil vagas de emprego deixaram de existir. Para o ministro, outros fatores, além da própria vacinação, também interferiram nesses resultados positivos. Alguns desses programas são o BEm e o Pronampe, que também tiveram uma interferência significativa.

De todo modo, a entrada da vacinação, que agora está voltada para crianças dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, teve um papel de destaque. Esse reconhecimento é realmente algo importante, uma vez que a vacina sempre passou por momentos de instabilidade no país, gerando discursões sobre a implantação de sua obrigatoriedade ou não, eficiência, efeitos colaterais, etc. Então, dado esse reconhecimento por um dos líderes do governo, mostra-se que os resultados estão sendo colhidos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis