Abono salarial PIS/Pasep: novo lote de pagamentos é liberado
Durante essa quinta-feira (17), um novo lote do abono salarial do PIS foi liberado para a população que é nascida durante o mês de abril. Em suma, o valor que pode ser recebido é de até R$ 1210 e pode variar de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base, que neste caso é de 2020. Vale salientar que existem alguns requisitos para que os trabalhadores tenham acesso ao valor, sendo eles:
- Estar atuando há cinco anos ou mais com a carteira de trabalho assinada e inscrito no sistema do PIS.
- Ter atuado ao menos um mês durante o ano base de 2020 completo e com carteira assinada. O cálculo do valor a ser recebido leva em conta apenas os meses inteiros que foram trabalhados.
- Ter os seus dados informados corretamente pelo sistema do RAIS.
- Contar com o salário de até dois salários mínimos brutos mensalmente durante o ano de 2020. Neste caso, o salário não leva em conta os descontos que sofreu para o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e INSS.
Como fazer o cálculo de quanto tenho para receber o PIS?
O cálculo para saber quanto que tem para receber do PIS deve ser feito da seguinte forma: divide-se o valor de R$ 1210 por 12 e depois se multiplica pela quantidade de meses que foram trabalhados. Caso tenha alguma dificuldade para calcular, ainda existe a alternativa de você entrar em contato com a Caixa e pedir o auxílio da instituição bastando informar o seu número do NIS, também conhecido como Número de Identificação Social.
Vale salientar, além disso, que quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito de receber mesmo que o salário mensal seja inferior a dois salários mínimos – a não ser que tenha atuado com carteira assinada em 2020.