Seguro-desemprego teve alta no ano passado

Esse total marca um aumento de 4% em comparação a 2023, quando 7,16 milhões de cidadãos buscaram o benefício
- Anúncio -

O ano de 2024 terminou com um robusto crescimento nos pedidos de seguro-desemprego no Brasil, atingindo o nível mais alto dos últimos oito anos. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que foram efetuadas 7,44 milhões de solicitações durante todo o ano.

Esse total marca um aumento de 4% em comparação a 2023, quando 7,16 milhões de cidadãos buscaram o benefício.

O crescimento nos pedidos de seguro-desemprego em 2024 superou até mesmo os períodos mais críticos da pandemia. De acordo com o Painel de Informações do Ministério do Trabalho, este foi o maior total desde 2016, quando 7,56 milhões de brasileiros recorreram à assistência devido a um cenário econômico complicado.

Aumento dos pedidos de seguro-desemprego

O recente crescimento nos pedidos de seguro-desemprego reflete as mudanças no mercado de trabalho brasileiro, que tem mostrado uma maior rotatividade e um aumento nas contratações formais. Com um maior número de trabalhadores registrados, também cresce o contingente de pessoas elegíveis para solicitar o seguro-desemprego.

Embora o volume de pedidos tenha subido, o Brasil alcançou, em 2024, a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica do IBGE, estabelecida em 2012, encerrando o ano com 6,6%. Informações da Pnad apontam que, em 2024, eram 7,4 milhões os brasileiros sem emprego, o que representa uma queda de 1,1 milhão em relação ao ano anterior.

Solicitação do Seguro-Desemprego

Para aqueles que necessitam solicitar o seguro-desemprego, o procedimento pode ser realizado de maneira simples por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. A seguir, estão as etapas necessárias para efetuar a solicitação:

  • Instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no dispositivo móvel.
  • Entrar na plataforma “gov.br”.
  • Realizar o login com sua conta Gov.br.
  • Navegar até a aba “Benefícios”, que se encontra na parte inferior da tela.
  • Na seção “Seguro-Desemprego”, escolher a opção “Solicitar”.
  • Selecionar a modalidade do benefício desejada.
  • Inserir o número do requerimento.
  • Concordar com os termos apresentados e dar início à solicitação.

Aumento nos pedidos

Diversos fatores influenciaram o crescimento nos pedidos de seguro-desemprego em 2024. A recuperação econômica após a pandemia trouxe mudanças significativas ao mercado de trabalho, promovendo uma formalização maior das relações de emprego.

Ademais, a diminuição na taxa de informalidade, que reduziu de 39,2% em 2023 para 39,0% em 2024, também desempenhou um papel na elevação dos pedidos.

Outro aspecto relevante é a rotatividade no mercado de trabalho, relacionada a alterações nas condições econômicas e políticas de emprego. A facilitação do acesso ao benefício, por meio de plataformas digitais, possivelmente incentivou mais trabalhadores a procurarem o seguro-desemprego.

Seguro-Desemprego no Brasil

O crescimento nos requerimentos do seguro-desemprego em 2024 suscita dúvidas sobre a continuidade desse benefício no Brasil. Diante da recuperação econômica e do aumento da formalização no mercado de trabalho, existe a possibilidade de que a quantidade de solicitações permaneça variável nos anos seguintes.

As políticas de emprego e as circunstâncias econômicas desempenharão um papel crucial na moldagem desse panorama.

É fundamental que o governo e as entidades relacionadas ao trabalho permaneçam atentos às dinâmicas do mercado para assegurar que o seguro-desemprego atenda de maneira eficaz e justa as necessidades dos trabalhadores brasileiros.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis