domingo,
11 de janeiro de 2026

MEI em Ação é apresentado pelo Governo

Esse recurso reúne as funções mais importantes do Portal do Empreendedor, permitindo que o MEI gerencie seu negócio de forma prática

Na quarta-feira, dia 10, o Governo Federal apresentou o MEI em Ação, um conjunto de ações elaborado para atender as necessidades dos 16,8 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, visando facilitar o ambiente de negócios.

Um dos principais destaques desse lançamento é o aplicativo Meu MEI Digital, que pode ser baixado gratuitamente nos sistemas Android e iOS.

Esse recurso reúne as funções mais importantes do Portal do Empreendedor, permitindo que o MEI gerencie seu negócio de forma prática e acessível.

Com o aplicativo, os usuários poderão emitir documentos, acessar opções atualizadas para pagamento do DAS, verificar e modificar informações cadastrais, monitorar a formalização e situação fiscal, gerar notas fiscais, resolver pendências e consultar o Domicílio Tributário Eletrônico.

Além disso, o aplicativo oferece acesso aos programas Procred 360, Cartão MEI e Contrata+Brasil, e fornece recomendações para evitar fraudes, além de notificações adaptadas a cada tipo de negócio.

Outra inovação apresentada é a Meire, uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial para auxiliar os empreendedores em suas atividades diárias.

Disponível 24 horas tanto no Meu MEI Digital quanto no Portal do Empreendedor, Meire dá orientações e responde às perguntas de maneira rápida e eficiente.

Para promover mais integração e aprendizado, o MEI em Ação inclui o lançamento da Rede MEI, que reúne órgãos do governo em níveis federal, estadual e municipal, além de organizações de apoio.

Essa iniciativa, anunciada em setembro, visa aumentar o efeito das políticas nacionais voltadas para microempreendedores.

O pacote também conta com:

o software gratuito Gestão MEI, que ajuda na emissão de notas fiscais e no gerenciamento financeiro do negócio;

a trilha Impulsiona MEI, composta por videoaulas que abordam temas como organização financeira, definição de preços, fluxo de caixa, relacionamento com clientes e inovação;

e o Manual do Jovem Empreendedor, que orienta os jovens sobre como abrir um MEI, as regras e custos envolvidos, direitos, benefícios e obrigações, além de outros aspectos relevantes do universo do empreendedorismo.

Compartilhe:

Thais Rodrigues
Thais Rodrigues
Formada em Jornalismo desde 2009 pela Unicsul e também pós-graduada em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário FMU. Atualmente trabalhando nas áreas de redação, marketing e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

App O Trabalhador