quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Imposto de Renda: como declarar o seu seguro-desemprego em 2025 sem erros

Ao contrário do que muita gente imagina, em alguns casos também é preciso declarar o seguro-desemprego dentro do sistema do Imposto de Renda

- Anúncio -

A temporada de declaração do imposto de renda para o ano de 2025 chegou, e com ela chegam também muitas dúvidas sobre quais valores devem ser informados.

Um dos pontos que mais geram questionamentos é a declaração de rendimentos obtidos por trabalhadores demitidos em 2024, especialmente os relacionados ao seguro-desemprego e às verbas rescisórias.

Para ajudar neste processo, explicamos a seguir como declarar corretamente esses valores e evitar problemas com a Receita Federal.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025

Se um trabalhador com carteira assinada recebeu rendimentos acima do limite de isenção em 2024 (equivalente a até dois salários mínimos por mês, considerando o desconto simplificado), ele deve prestar contas à Receita Federal.

Mas é importante destacar que, embora as verbas rescisórias sejam isentas de tributação, elas precisam ser informadas na declaração. Isso inclui valores de aviso prévio indenizado, saque do FGTS e o próprio seguro-desemprego.

Como declarar o seguro-desemprego

Mas afinal de contas, como é possível declarar o seguro-desemprego dentro do sistema do Imposto de Renda neste ano de 2025?

Abaixo, você pode conferir um passo a passo:

  1. No programa do IR, acesse a aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e clique em “Novo”.
  2. Escolha o código “99 – Outros”.
  3. Informe quem recebeu o valor (“Titular” ou “Dependente”).
  4. No campo CNPJ, digite 07.526.983/0001-43, correspondente ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
  5. Na descrição, escreva “Seguro-desemprego” e informe o valor total recebido em 2024.
  6. Finalize clicando em “Salvar”.

Além do seguro-desemprego

Outro ponto que também gera dúvidas entre os contribuintes é como declarar as verbas rescisórias dentro deste mesmo sistema do Imposto de Renda. Veja abaixo:

  1. Ainda na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, selecione o código “04 – Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS”.
  2. Informe se o valor foi recebido pelo Titular ou um Dependente.
  3. No caso do FGTS, informe o CNPJ da Caixa Econômica Federal: 00.360.305/0001-04.
  4. Informe o valor total sacado em 2024.
  5. Finalize clicando em “Salvar”.

Aviso prévio trabalhando

É importante destacar que se o trabalhador cumpriu aviso prévio trabalhando, o valor recebido deve ser declarado como rendimento tributável em outra ficha. Isso porque neste caso o valor é considerado parte do salário.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é procurar um contador de sua confiança. Quem não quer gastar dinheiro, também pode procurar faculdades de contabilidade, que normalmente oferecem serviços gratuitos neste sentido.

Em todos os casos, é importante prestar atenção aos prazos. Segundo a Receita Federal, o prazo para enviar o Imposto de Renda neste ano de 2025 chega ao fim em 30 de maio.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Demitido
Recebendo
Informando

Qual seu principal objetivo?

Solicitar
Consultar
Entender

Qual seu tipo de vínculo?

CLT
Doméstico
Outro

Seu conhecimento sobre o tema é:

Nenhum
Básico
Avançado