13° salario é antecipado, confira
O abono salarial geralmente é pago no final do ano, próximo às comemorações de final de ano, mas há possibilidade de exceçãoNesta sexta-feira, dia 7, será antecipada a primeira parcela do décimo terceiro salário de dezenas de brasileiros. O governo anunciou a medida que deve ajudar as famílias e terá a liberação de R$ 900 mil.
O abono salarial geralmente é pago no final do ano, próximo às comemorações de final de ano, mas alguns casos são anunciados no decorrer do ano e é realizado o pagamento antes da data prevista.
Vale lembrar que o décimo terceiro salário é um benefício de direito dos trabalhadores que estão sob o regime CLT, os servidores públicos, os aposentados e os pensionistas, exceto para aqueles que possuem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
Antecipação do abono salarial
Esse pagamento estava previsto para ser creditado no dia 15 de junho, mas acabou sendo antecipado em uma semana. Informações oficiais dão conta de que serão liberados cerca de R$ 900 mil, sendo que atenderão ao pagamento de benefícios de mais de 350 mil trabalhadores.
A informação teve a confirmação do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, o IPE Prev.
A antecipação tem como uma das principais funções contribuir nas medidas de ajuda às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essa antecipação atingirá os servidores públicos do estado do Rio Grande do Sul.
Lembrando que essa primeira parcela depositará metade do valor do benefício de décimo terceiro salário que o trabalhador tem direito, não contendo os descontos, que são realizados apenas na segunda parcela.
O governador Eduardo Leite falou sobre a antecipação.
“Muitos servidores também foram atingidos, assim como boa parte da população gaúcha. Essa antecipação é uma forma de dar condição àqueles que foram mais afetados, seja por terem suas próprias residências alcançadas ou por ajudarem familiares e amigos, acolhendo e se mobilizando em favor dessas pessoas”.
O governador ainda acrescentou que esse benéfico deve também contribuir com a economia local, que também teve prejuízos por conta da tragédia que atingiu a região.