Contagem regressiva: veja o cronograma completo do 13º salário 2025
Existe uma grande expectativa por parte dos segurados do INSS em relação aos pagamentos do 13º salário neste ano de 2025.. Veja o que se sabeCom a chegada do ano de 2025, muitos trabalhadores já estão de olho nas datas dos pagamentos do 13º salário. Esse saldo adicional é liberado todos os anos para os cidadãos que atuam de maneira formal em todas as regiões do país.
O 13º salário é uma espécie de adicional garantido pela legislação trabalhista, e é pago não apenas aos trabalhadores formais, mas também aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Os prazos dos pagamentos do 13º salário
De acordo com as regras estabelecidas pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o 13º salário precisa ser pago todos os anos. Cada empregador pode escolher entre pagar o saldo em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.
Caso ele opte por pagar o benefício em duas parcelas, a primeira deve corresponder a 50% do valor total, e precisa ser depositada oficialmente até o dia 30 de novembro.
Já a segunda parcela precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro. Nesse caso, o valor vai corresponder aos outros 50%, mas pode conter os descontos do imposto de renda e do INSS.
Essas são consideradas as datas limite para os pagamentos do 13º salário. Mas nada impede que um determinado empregador opte por antecipar os valores conforme as suas políticas internas ou negociações com os próprios trabalhadores.
Os segurados do INSS
Como dito, os segurados do INSS também têm direito ao 13º salário. Tradicionalmente, esse benefício é pago aos aposentados e pensionistas nas datas limite previstas para os trabalhadores formais.
Entretanto, nos últimos anos, o governo federal vem optando por antecipar a liberação do benefício ainda para o primeiro semestre. Essa medida vem sendo tomada com o objetivo de aquecer a economia logo nos primeiros meses.
Para este ano de 2025, a data exata da liberação do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS ainda não foi divulgada pelo governo federal. Contudo, informações de bastidores indicam que existe uma forte expectativa para que a antecipação aconteça novamente.
Caso o governo decida antecipar os pagamentos do 13º salário do INSS, a primeira parcela deve ser paga entre os meses que abril e maio, e a segunda seria liberada entre os meses de maio e junho.
Fique atento às datas do 13º salário
Para evitar qualquer tipo de surpresa, a principal dica para todos os trabalhadores, além de aposentados e pensionistas do INSS, é acompanhar os calendários oficiais divulgados pelos seus empregadores e pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
No caso específico dos aposentados, a expectativa é que o governo federal divulgue em breve as datas definitivas para o pagamento do 13º salário em 2025.