Milhões ainda não receberam o 13º salário de 2024; veja como proceder
Vários trabalhadores ainda não conseguiram receber o 13º salário relativo ao ano de 2024. Veja o que pode ser feito nesta situaçãoPara uma parcela dos trabalhadores brasileiros, o ano de 2025 não começou nada feliz. Isso porque essas pessoas ainda não conseguiram receber o 13º salário relativo ao ano de 2024. O orçamento, portanto, começou apertado.
É o que está acontecendo, por exemplo, com os servidores da cidade de Belford Roxo. Além do atraso no 13º salário, a prefeitura local ainda acumula dois meses de salários atrasados
Em São João do Meriti, também no Rio de Janeiro, os profissionais da educação não viram a cor do 13º salário, e começaram o ano novo sem saber quando vão receber esse tipo de gratificação natalina.
No Rio de Janeiro, também chama atenção a situação da cidade de Cabo Frio. No município, os pagamentos do 13º salário foram feitos com atraso e os servidores afirmam que os repasses aconteceram com erros dos mais variados tipos.
O 13º salário
O 13º salário é um direito garantido por lei a todos os trabalhadores brasileiros contratados no regime CLT. O saldo funciona como uma espécie de reforço financeiro no final do ano.
Mas, como visto, atrasos são mais comuns do que se imagina. Caso você esteja passando por essa situação, é preciso tomar algumas providências.
Entenda os prazos do 13º salário
Em primeiro lugar, é importante entender quais são os prazos para o pagamento do 13º salário. Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o saldo em uma parcela única, ou em duas parcelas diferentes.
- Primeira parcela ou parcela única: até o dia 30 de novembro;
- Segunda parcela: até o dia 20 de dezembro.
Caso o seu empregador não cumpra esses prazos, ele estará sujeito a multas e uma série de outras penalidades. Portanto, verifique se o seu pagamento realmente está atrasado.
Dicas do que fazer
Se o seu 13º salário ainda está atrasado, você pode seguir as dicas abaixo:
- Converse com o Departamento pessoal ou RH para entender o que está acontecendo;
- Formalize uma reclamação interna na sua empresa;
- Procure o sindicato da categoria. Ele pode lhe ajudar a buscar um acordo imediato com a empresa;
- Se nada for resolvido, formalize uma denúncia no Ministério do Trabalho;
- Caso mais de uma pessoa esteja sendo impactada pelo atraso, considere entrar em contato com o Ministério Público do Trabalho (MPT);
- Se nada disso der certo, procure um advogado especialista em direito trabalhista e entre com uma ação na Justiça.
Peso do 13º salário no orçamento
Infelizmente, existem casos em que o pagamento do 13º salário pode demorar muito tempo. Por isso, a dica é se organizar para lidar com as despesas que vão aparecer.
Caso você tenha dívidas para pagar, uma dica é tentar negociar os prazos com os fornecedores e credores e priorizar os gastos essenciais. Assim, você vai evitar entrar em uma bola de neve de dívidas justamente em um momento de incerteza sobre o recebimento do adicional.