Veja quem precisa receber o 13º salário NESTA SEMANA

Prazo para os pagamentos do 13º salário neste ano de 2024 está chegando ao fim. Veja quem poderá ter direito ao benefício extra
- Anúncio -

Se você ainda não recebeu ao menos uma parte do 13º salário referente ao ano de 2024, saiba que está prestes a receber o dinheiro. Isso porque as regras gerais indicam que os empregadores precisam realizar os pagamentos ao menos até o fim desta semana.

Em regra geral, o empregador pode optar por pagar o 13º salário todo de uma só vez em uma cota única, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

Caso ele opte por pagar em duas parcelas, a primeira rodada precisa ser liberada até a próxima sexta-feira (29). Se ele optar por pagar em cota única o prazo para o pagamento total também acaba no final desta semana.

Os pagamentos da segunda parcela do 13º salário podem ser feitos até o próximo dia 20 de dezembro. Em todos os casos, o empregado precisa receber o saldo até antes das festas de final de ano.

Prazo antecipado

Essas datas não são móveis, e são exigidas todos os anos. Os empregadores precisam liberar ao menos uma parte do 13º salário até o dia 30 de novembro do ano corrente.

Como em 2024 o dia 30 de novembro vai cair em um sábado, a data limite foi antecipada para a sexta-feira anterior, e isso tem impacto direto na folha de pagamento dos empregadores ao redor do país.

A primeira parcela do 13º salário

É importante destacar que a primeira parcela do 13º salário deve corresponder a 50% do total destinado ao trabalhador. Já a segunda parcela vai contar com os descontos do imposto de renda e do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), por exemplo.

Para saber quanto você vai ganhar de 13º salário, é preciso pegar o seu salário mensal e dividir por 12, ou seja, a quantidade de meses do ano.

Logo depois, basta pegar o resultado dessa equação e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou no decorrer desse determinado ano.

O resultado dessa equação é o valor do seu 13º salário.  Como dito, o empregador tem a opção de pagar esse saldo todo de uma só vez, ou em duas parcelas diferentes no decorrer do ano.

E se o empregador não pagar o 13º salário?

É importante destacar que o recebimento do 13º salário na data estipulada em lei é um direito dos trabalhadores. Caso seu empregador não cumpra o prazo, o empregado pode entrar em contato com o seu sindicato para entender a melhor maneira de proceder daqui para frente.

Em último caso, o empregado pode até mesmo entrar com uma ação na justiça do trabalho para tentar reaver a sua quantia.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis