Declaração de IR: Como conferir se está tudo certo?

Para saber se está tudo certo com a declaração de IR, basta apenas realizar uma consulta, e observar o status no portal e-Cac. Com isso, é possível se certificar sobre a situação do documento, e alterar os possíveis erros apontados, dentro do tempo limite.

Esse acompanhamento é fundamental para evitar problemas futuros, relacionados até mesmo a erros simples com a declaração. Assim, fazer esse monitoramento, para verificar se o sistema não acusou algum erro, faz toda a diferença. Por isso, nesse artigo, veremos um passo a passo para conferir se está tudo certo com o IR.

Passo a passo para conferir o status da declaração de IR

Felizmente, todo o processo é bastante simples, e leva apenas alguns minutos. E o melhor de tudo é através do próprio smartphone dá para fazer tudo tranquilamente. Vejamos:

1º passo – acessar o e-Cac

Destaques sobre *** por e-mail

O primeiro passo é simplesmente acessar o e-Cac, através do portal portal do serviço.

2º passo – clicar em “entrar com gov.br”

Por ser um serviço do Governo, o modo de acesso a declaração do IR é por meio do acesso Gov.br. Nesse caso, basta clicar sobre a opção de entrar

3º passo – inserir os dados de acesso

O portal é utilizado por diversos serviços do governo. Por isso, muitas pessoas já possuem um cadastro.

De todo modo, basta inserir o CPF para conferir. Caso ainda não seja cadastrado, é necessário seguir os passos do cadastro no portal. Mas, caso já seja, resta apenas inserir a senha.

4º passo – clicar em “meu imposto de renda

5º passo – escolher a opção de “extrato de processamento”

6º passo – conferir o status da declaração

Nesse caso, caso o status seja “com pendências”, será necessário retificar a declaração de IR, e alterar os erros acusados. Por outro lado, caso já esteja “processada” ou “em restituição”, já está tudo certo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis