Vítimas da chuva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia podem sacar FGTS

Durante essa quinta-feira (17), a Caixa está fazendo a liberação do saldo do Fundo de Garantia do tempo de Serviço, FGTS, para os moradores de cidades de  Teolândia (BA), Juatuba (MG) e Nova Lima (MG) e também de outros 44 municípios contanto alguns do estado do Rio de Janeiro. O Ministério do Trabalho e da Previdência não informou, até o momento, se as vítimas de inundações de Petrópolis poderão sacar o valor antecipado  devido ao fato que ao menos 96 pessoas morreram desde a última terça-feira (15) com o excesso de chuvas. Ao todo, de acordo com a Defesa Civil em seus dados atualizados, é estimado que ao menos 35 pessoas estejam desaparecidas. 

Em suma, o valor máximo que está previsto para ser liberado para esses grupos está na faixa de R$ 6,2 mil que pode ser solicitado até o final do mês de abril pela Caixa. diferente do que muita  vítimas das enchentes pensavam, não será possível sacar o calor total que se tem de saldo. 

O que é o FGTS? 

De forma bastante simplificada, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é  um benefício que deve ser pago pelas empresas que contratam o colaborador na modalidade de CLT. Em suma, deve-se haver uma contribuição com o valor de 8% de seu salário que deverá ficar na Caixa para ser sacado somente em caso de demissão sem justa causa ou em situação de negligência dentro de determinada  cidade ou região. 

No caso de morte do trabalhador que tem saldo do Fundo, existe a alternativa de se entrar em contato com a Caixa para que os herdeiros tenham a possibilidade de sacar o valor. No entanto, vale salientar que é importante comprovar a morte através de um atestado de óbito e todos os herdeiros devem estar ciente da retirada do valor. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis