INSS: como fazer o bloqueio ou desbloqueio para empréstimo consignado

Como fazer o bloqueio ou desbloqueio do INSS para empréstimo consignado. Veja mais informações sobre o bloqueio do INSS para consignado.

O INSS disponibiliza para que qualquer aposentado ou pensionista possa realizar o bloqueio ou desbloqueio do benefício para obter empréstimos consignados. Essa solicitação já pode ser feita através da Internet, não havendo a necessidade de se deslocar e enfrentar filas em agências.

Pode realizar o bloqueio ou desbloqueio do benefício para empréstimos a todos aqueles que forem titulares de aposentadoria ou pensão, ou mesmo para quem comprovar que é o representante legal.

Procuradores não podem solicitar este serviço, o que mostra que não é possível realizar empréstimo consignado em benefício de um procurador cadastrado.

Como realizar a solicitação no Meu INSS?

É preciso seguir um passo a passo após entrar no Meu INSS, aplicativo que está disponível tanto para Android como também para iOS. Após isso, clique em “Novo pedido” e digite pelo nome do serviço ou benefício que está procurando.

Destaques sobre *** por e-mail

Na lista, marque pelo nome do beneficiário, seja de aposentadoria ou pensão e após fique atento ao texto que irá aparecer na tela com maiores instruções. É preciso informar o número do CPF, além de documento de identificação, como RG ou CNH. O tempo médio para receber a proposta do INSS é de até 30 dias.

Após isso, o beneficiário pode acessar o Meu INSS e clicar na consulta de pedidos. Encontre pelo processo na lista e para ver mais detalhes, também é possível. O Banco Central desde já adverte que não se deve realizar qualquer pagamento adiantado para a obtenção de empréstimo consignado.

Pesquise pelas taxas de juros antes de contratar um empréstimo consignado

Antes de fechar a contratação do empréstimo consignado, o mais recomendado é pesquisar e comparar pelas taxas de juros que são oferecidas em vários bancos. Repare no Custo Efetivo Total, que acaba resumindo todo o custo da operação.

Também é fundamental verificar se o banco está autorizado a funcionar através do Banco Central e se existe um convênio com a fonte pagadora, como é o caso para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

Jamais faça a assinatura de uma proposta onde o contrato esteja em branco. Caso o beneficiário do INSS decidir por realizar a transferência do contrato para outro banco, é preciso conferir com atenção todas as condições de portabilidade de crédito, verificando que pode haver um desconto mensal ao realizar o pagamento do empréstimo sempre em dia.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis