Grupo ainda pode sacar até R$ 6.220 do FGTS. Veja quem tem direito

Dinheiro fica disponível por 60 dias. Veja a lista dos municípios que ainda podem sacar

Quem mora em áreas onde foi decretado estado de calamidade pública ainda podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço FGTS). É o que a legislação chama de saque-calamidade. Mas é preciso se apressar, pois o prazo está se esgotando.

A vantagem é que pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS. É preciso ter saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.

Os moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas terão 60 dias para fazer o pedido de saque junto à Caixa. No entanto, se você perder o prazo, não terá mais acesso ao dinheiro, independentemente das circunstâncias. 

Quais os locais que estão sob calamidade pública?

Até o momento, municípios dos estados do Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. 

Destaques sobre *** por e-mail

O prazo para pagamentos de alguns deles, no entanto, já expirou. Confira mais abaixo a lista dos municípios que ainda estão no prazo para o saque

Como fazer a solicitação do FGTS?

Conforme falamos no início do texto, não é necessário comparecer a uma agência para dar entrada na solicitação. Ela pode ser feita pelo celular, pelo aplicativo do FGTS, que está disponível para download gratuito nas plataformas digitais (para Android e IOS).

  • No app FGTS e com informações de cadastro inseridas, vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque”. Clique em “Calamidade pública” e informe o município.
  • Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
  • Depois disso, selecione no aplicativo a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco e envie a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Cidades que podem fazer o saque em junho:

Estado Cidade Prazo para o saque
Espírito Santo São Gabriel da Palha 03/07/2022
Espírito Santo  Bom Jesus do Norte 10/07/2022
Minas Gerais Mateus Leme 04/07/2022
Minas Gerais Cataguases 06/07/2022
Minas Gerais Aimorés  20/06/2022
Rio de Janeiro Bom Jesus do Itabapoana 23/06/2022
Rio de Janeiro Miracema 23/06/2022
Rio de Janeiro Angra dos Reis 02/07/2022
Rio de Janeiro Paraty  03/07/2022
Rio de Janeiro Aperibé  06/07/2022
Rio de Janeiro Mesquita 12/07/2022
Rio de Janeiro Nova Iguaçu 13/07/2022
Rio de Janeiro Queimados  11/08/2022
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis