Usuários têm até o dia 12 para atualizar o CadÚnico

O cidadão que recebe algum benefício do Governo Federal, deverá ficar atento, e não deixar de realizar a atualização do seu cadastro no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). O prazo termina no dia 12 de agosto.

Quem não fizer a atualização, corre o risco de ficar sem receber ou até ter o benefício cancelado. O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para que beneficiários convocados para revisão e averiguação cadastral atualizem as informações do Cadastro Único.

Quando o governo anunciou que o Auxílio Brasil passaria para o valor de R$ 600, houve um aumento de pessoas procurando as unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que ficaram com longas filas, formadas em todo o país.

Mais de 8 milhões de famílias, segundo o Ministério da Cidadania, serão convocadas para fazer a atualização cadastral. Sendo que desse grupo, aproximadamente 5,1 milhões foram convocadas para o procedimento de averiguação cadastral e o restante terá que realizar a revisão cadastral.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

Atualmente existem 28 programas federais que utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros. 

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. 

A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionam os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.

Revisão Cadastral 

A Revisão Cadastral é uma forma de garantir a atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico) pelas famílias que estão com os cadastros desatualizados. Possivelmente essas pessoas deixaram de atualizar seus dados dentro do prazo, ou seja, de dois em dois anos.  

O prazo para fazer a Revisão Cadastral terminaria em 15 de julho e foi prorrogado até 14 de outubro.

O que é Averiguação Cadastral?

É uma forma de verificar se as famílias registradas no Cadastro Único estão com possíveis inconsistências, principalmente quanto à renda dos integrantes da família. 

O processo verifica as informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação dos dados declarados pelas famílias com outros registros administrativos do governo federal.

Caso não haja mudança nas informações prestadas no cadastro, o responsável familiar poderá fazer a atualização cadastral por confirmação diretamente no aplicativo do Cadastro Único.

O prazo do procedimento de Averiguação Cadastral havia terminado em 10 de junho e foi estendido até 12 de agosto.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER