Auxílio Emergencial: PF cumpre nova operação contra fraudes

Operação contra fraudes no Auxílio Emergencial cumpriu mandados nas cidades de Penápolis e Tiriúba, em São Paulo

O estado de São Paulo registrou mais uma operação de agentes da Polícia Federal (PF) contra fraudes nos pagamentos do Auxílio Emergencial do Governo Federal. De acordo com as informações oficiais, a Operação Vida Fácil V cumpriu mandados de busca e de apreensão nas cidades de Penápolis e Tiriúba, em São Paulo.

A Operação foi realizada ainda nesta quinta-feira (11). Segundo os agentes, os indivíduos são acusados de falsificar documentos e utilizar dados de cidadãos inocentes para aplicar fraudes. A PF indica que eles chegavam a fazer pagamentos via boletos, realizar transações bancárias e até fechar contratos com empresas de telefonia.

A PF disse ainda que os acusados serão processados pelo crime de furto qualificado, que de acordo com o Código Penal prevê prisão de até oito anos, além de multa. Agora, a investigação continua em uma segunda fase, que contará com a análise dos materiais que os policiais apreenderam nesta operação.

Também na manhã desta quinta-feira (11), a PF realizou uma outra ação em Brasília, que também envolvia suspeita de fraudes nos pagamentos do Auxílio Emergencial. Conforme informações da polícia, neste caso a suspeita é de que os desvios podem ter chegado ao montante de R$ 30 milhões em dinheiro público.

A PF indica que os investigados chegaram a criar contas bancárias na Caixa Econômica Federal para receber o dinheiro do Auxílio Emergencial de forma fraudulenta. Logo depois, os acusados passavam os valores para outras contas, para evitar que eles tivessem o saldo bloqueado, caso a polícia iniciasse uma investigação.

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio Emergencial

O Auxílio Emergencial foi um programa do Governo Federal que atendeu quase 70 milhões de brasileiros, que estavam precisando do dinheiro para complementar a renda durante os fechamentos de serviços na pandemia.

Entretanto, uma pequena parcela dos usuários acabou fazendo um certo estrago nas contas públicas. Dados da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam que o Governo gastou bilhões de reais com repasses indevidos.

Parte deste dinheiro já foi recuperado pela Polícia Federal. Contudo, estima-se que outros bilhões ainda não tenham sido devolvidos aos cofres públicos. A PF afirma que vai continuar o processo de investigação de quadrilhas pelo Brasil.

O Auxílio Emergencial do Governo Federal chegou oficialmente ao fim ainda em outubro do ano passado. No entanto, mesmo depois da conclusão dos pagamentos, agentes da polícia seguem investigando os possíveis crimes com o dinheiro público.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis