Cadúnico: veja quem pode entrar no cadastro

Confira as regras e veja se você está apto a fazer parte do Cadúnico, para aumentar as chances de receber auxílios do Governo

O Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes dos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social. Embora a simples entrada na lista não garanta os recebimentos de benefícios sociais, as informações ali contidas são usadas por governos para a seleção de projetos.

Mas o fato é que nem todo mundo pode entrar no Cadúnico do poder executivo. Algumas regras precisam ser seguidas por aqueles que querem fazer parte do cadastro. Em geral, as normas giram em torno da questão da renda per capita. Assim, antes de mais nada é importante saber qual é a sua.

Para conferir a sua renda per capita, o cidadão precisa somar os ganhos brutos mensais de todos os integrantes que residem na sua casa. Logo depois, ele precisa pegar o resultado e dividir pela quantidade de membros. Pronto: este é o resultado da sua renda per capita. A partir daí, será possível saber se você pode entrar ou não no Cadúnico.

Para saber qual é a sua renda total familiar mensal, basta somar todos os ganhos de todos os integrantes da sua casa.

Em regra geral, podem entrar na lista as pessoas que recebem uma renda mensal de até meio salário mínimo de maneira per capita, ou seja, R$ 606. Também podem entrar famílias que tenham uma renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.636.

Destaques sobre *** por e-mail

Se você tem uma renda maior do que três salários mínimos também podem entrar, desde que o seu cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais. Cidadãos que vivem sozinhos e estão em situação de rua também têm direito de entrar no Cadúnico.

Como é a entrada no Cadúnico?

Embora o Cadúnico seja um sistema de responsabilidade do Governo Federal, o fato é que seleções são de responsabilidade das prefeituras. Cada gestão municipal decide como o processo funciona.

O único ponto que não muda é que a seleção precisa ser feita de maneira presencial, e apenas uma pessoa precisa se descolar até o local. Este indivíduo será responsável por apresentar ao menos um documento de cada um dos integrantes de família.

Por mais que algumas regras sejam gerais, o ideal mesmo é que o cidadão entre em contato com a prefeitura da sua cidade para entender como o procedimento é feito. Assim, ele não perderá nenhum tempo.

Em algumas cidades, por exemplo, os atendimentos para entrada no Cadúnico acontecem nos chamados Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Em alguns locais, é necessário fazer um agendamento prévio. Tudo dependerá do formato de atendimento montado pelo município.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis