Cadastro Único: a partir de agora a inscrição pode ser feita online

- Anúncio -

O Cadastro Único é a principal ponte que une os brasileiros em situação de vulnerabilidade com os programas sociais do governo. Sendo assim, para receber o Auxílio Brasil por exemplo, precisa estar cadastrado no programa.

Contudo, a partir de agora, para facilitar o processo de cadastramento, os brasileiros podem realizar através do site, pelo telefone ou também pelo aplicativo. O que já era simples de fazer, agora ficou ainda mais fácil e menos burocrático.

Além disso, também é possível consultar a situação da família cadastrada, assim como atualizar dados através da internet em qualquer um dos canais citados.

Fazendo a consulta online do Cadastro Único

Para consultar a situação do Cadastro Único, é preciso acessar o site oficial do programa e preencher os campos solicitados com os dados pedidos. Como por exemplo, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, documentos importantes, etc.

Feito isso, na certidão que será exibida podem haver duas possibilidades de resposta. Uma delas é de que o sistema pode não encontrar os dados do cidadão. Nesse caso, pode ser que não haja inscrição feita neste nome e com esses documentos. Portanto, o mais importante é tentar localizar o cadastro com outros dados ou realizar um novo cadastro.

Contudo, caso o cadastro tenha sido feito há menos de 45 dias, pode ser que ele ainda não esteja no sistema, e assim também não vai aparecer no sistema para consulta. Mas se a consulta no Cadastro Único encontra os dados e exibe o registro, nesse caso, é possível imprimir um comprovante para dar andamento em algum programa de benefício, desde que esteja tudo certo.

Consulta pelo aplicativo

Quem preferir realizar a consulta pelo aplicativo precisa fazer a sua instalação do celular. Ele está disponível tanto para Android quanto iOS. Depois selecionar a opção entrar para fazer o primeiro cadastro ou consultar os dados se já estiverem cadastrados.

Se for necessário preencher e fazer o cadastro primeiro, serão pedidos dados e informações do cidadão, como nome completo, data de nascimento, cidade e estado, nome da mãe, etc. É preciso preencher todos os campos com o que estiver solicitado.

Uso do Cadastro Único

O cadastro Único serve para manter uma base de dados de várias famílias em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade. Sendo assim, através desses dados, o governo consegue criar programas sociais que ajudem e beneficiem essas famílias, para tirá-las dessa situação, promovendo a melhoria de vida de cada uma das famílias.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis