Ao menos 3 grupos estão sem receber nenhum valor do Auxílio Brasil
Durante essa segunda-feira (28), o Ministério da Cidadania está realizando o pagamento do Auxílio Brasil para os grupos com o final do NIS 7. Até o momento, está sendo estimado que cerca de três grupos tenham ficado sem receber devido ao fato de que ainda não chegou o momento para a concessão do benefício, como aqueles com o final do NIS 8 que irão receber nesta terça feira (29), final do NIS 9 nesta quarta-feira (30) e NIS com final 0 na quinta-feira (31).
Neste mês, apenas alguns grupos estão recebendo o valor extra que é referente ao Vale Gás – sendo aqueles que receberam somente no mês de janeiro, visto que o benefício é pago a cada dois meses com o objetivo de ajudar as famílias a pagarem ao menos metade de um botijão.
O valor do Auxilio Brasil está por volta de R$ 400 e beneficia ao menos 18 milhões de cidadãos. O que acontece é que para o ano de 2023, está sendo estimado que o teto do programa tenha queda e a sua média paga seja de R$ 220, sendo referente a um reajuste de apenas 20% sobre o que era pago pelo Bolsa Família antes do programa social ter sido cancelado em novembro do ano de 2021. O teto maior está sendo pago somente por causa da aprovação da PEC dos Precatórios, que atualmente está sendo um dos motivos da greve do INSS.
O setor do INSS argumenta que precisa de um euro salarial de ao menos 19,9% – as manifestações começaram depois que Bolsonaro tem aumentado o valor de 33% sobre o piso salarial de pedagogos da rede básica de ensino – e que o governo deverá realizar mais editais para concurso público.
No entanto, o aumento vem se tornado impossibilitado devido ao fato de que as verbas que seriam destinadas para isso estão sendo usadas para os programas sociais. As manifestações estão acontecendo desde o final de fevereiro e se intensificaram na última quarta-feira (23).