Auxílio Brasil: Caixa confirma que fila foi zerada em agosto
Com a inclusão de mais de 2 milhões de usuários no Auxílio Brasil, Caixa confirma que fila de espera para o programa foi zeradaA fila de espera para entrada no programa Auxílio Brasil foi oficialmente zerada neste mês de agosto. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelos repasses do benefício. Esta é a segunda vez no ano de 2022 que o Governo zera a lista. A primeira vez aconteceu ainda no último mês de janeiro.
“Neste mês de agosto, nós tivemos uma ampliação do público beneficiário do Auxílio Brasil. Então, 2,2 milhões de novas famílias estão entrando no programa. Então, com isso, zera a fila do Cadastro Único”, disse a vice-presidente da Caixa, Tatiana Thomé de Oliveira, em entrevista para o portal Metrópoles ainda nesta semana.
O fato de o Governo ter conseguido zerar a fila de espera neste mês de agosto, não implica dizer que a lista se manterá zerada pelos próximos meses. Segundo a própria Tatiana, a lista pode voltar a crescer já a partir de agosto. Afinal de contas, novas pessoas podem entrar no sistema do Cadúnico já nas próximas semanas.
Embora a Caixa Econômica Federal garanta que a fila de agosto foi mesmo zerada, os dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam para uma outra direção. De acordo com a organização, a fila de espera conta com quase 3 milhões de pessoas. Assim, a nova entrada de 2,2 milhões não teria sido suficiente para tapar o buraco.
Uma fila de espera se forma quando o número de usuários de um determinado programa social é maior do que a quantidade de vagas disponíveis para o projeto. O fenômeno acontece não apenas no Auxílio Brasil, mas também no vale-gás nacional. A lista é formada por cidadãos que têm direito ao saldo, mas não conseguem receber nada.
Auxílio segue
Com fila ou não, o fato é que os pagamentos de agosto do programa Auxílio Brasil seguem acontecendo. Nesta quarta-feira (10), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2.
A movimentação do dinheiro pode ser feita através do sistema do Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas em forma de boletos, realizar transferências e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos.
Vale lembrar que o calendário de agosto do Auxílio Brasil foi antecipado para a primeira quinzena do mês. Cada cidadão tem o direito de receber o patamar mínimo de R$ 600. Veja o detalhamento das datas:
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0