CNH: quais os novos prazos e como rastrear pela internet?
A entrega da CNH pode ser monitorada pela internetO Conselho Nacional de Trânsito (Contran), adotou diversas mudanças atreladas à CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dentre as alterações que já estão em vigor, estão os novos prazos de renovação do documento.
Outra novidade que cabe destacar, diz respeito a flexibilização do número de pontos que podem ser acumulados na carteira, antes do motorista ter a sua habilitação suspensa.
Motoristas também podem rastrear o documento pela internet. Neste sentido, rastrear a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma possibilidade para amenizar esta espera.
Nessa linha, trata-se de um documento que garante perante a lei a capacidade de um cidadão conduzir veículos. Portanto, a CNH é solicitada em três casos: nova habilitação, perda ou roubo do documento e neste caso é necessária uma segunda via e renovação do documento.
O processo de entrega sempre foi o mesmo, porém muita gente ainda não sabe que pode acompanhar a entrega da CNH pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Na leitura a seguir vamos explicar como rastrear este documento. Acompanhe!
Como rastrear a CNH?
O processo é bastante simples. Vai precisar do número do CPF e data de nascimento. Veja:
1º passo: acesse o site do Detran do seu estado e procure por serviços online;
2º passo: agora será necessário procurar por “Acompanhamento de serviços de CNH (envio pelos Correios)” ou “Consultar envio da CNH”, a opção pode variar de acordo com o Detran de cada estado;
3º passo: insira todos os dados solicitados no site, como CPF e data de nascimento e depois clique em “Avançar”;
4º passo: na tela deverá aparecer o código de rastreamento dos Correios, copie ele;
5º passo: acesse o site dos Correios e clique em “Rastreamento de objetos”, insira o código e clique em “Buscar”.
Como adquirir a CNH digital?
Com o avanço da tecnologia, é possível obter a versão digital da carteira de motorista. Vamos mostrar como adquirir a sua CNH digital.
Inicialmente, o processo era realizado inteiramente por meio do site do Detran de cada estado. Contudo, o Ministério das Cidades em conjunto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) desenvolveu uma ferramenta que facilitou muito a vida dos motoristas profissionais ou não.
Foi criado o aplicativo que funciona em tablets e smartphones e contempla a CNH digital.
Novos prazos da CNH
Toda CNH tem um prazo de validade que nada mais é que o período no qual o motorista deverá renovar o documento. De acordo com as alterações do CTB, grande parte dos condutores brasileiros contarão com uma habilitação que somente vencerá após 10 anos da emissão ou renovação do documento.
Confira:
- Condutores com menos de 50 anos devem renovar a CNH a cada 10 anos;
- Condutores com idade entre 50 e 70 anos devem renovar a CNH a cada 5 anos;
- Condutores com mais de 70 anos devem renovar a CNH a cada 3 anos;
Todavia é bom lembrar que os novos prazos começam a valer, mediante a emissão ou renovação do documento. Isto é, a data de validade presente no documento atual ainda é válida.
Pontos na carteira
Atualmente, é possível atingir até 40 pontos na CNH, entretanto, ainda é preciso observar o número de infrações gravíssimas que o condutor possui.
Confira:
- É possível acumular até 40 pontos, caso o condutor não tenha nenhuma infração gravíssima;
- É possível acumular até 30 pontos, caso o condutor tenha no máximo uma infração gravíssima;
- É possível acumular até 20 pontos, caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas;
Lembrando que infrações gravíssimas são consideradas as mais perigosas que colocam risco a vida das pessoas que envolvem a situação de trânsito, tanto condutores quanto pedestres.
Quando cometidas tais infrações de trânsito, somam-se 7 pontos na carteira do autor, além de uma multa mínima de R$ 239,37.