Auxílio emergencial: saiba quem pode sacar na próxima semana
Foi determinado pelo Ministério da Economia que os beneficiários do auxílio emergencial teriam datas para sacar o valor do auxílio emergencial. Essa opção é para aqueles que preferem o dinheiro na mão em vez de pagar as contas através do aplicativo do Caixa TEM.
Os saques da semana que vem começam na segunda-feira (14) para quem nasceu em setembro, terça-feira (15) para nascidos em outubro, quarta-feira (16) para nascidos em novembro e também na quinta feira (15) para quem nasceu em dezembro.
Os nascidos em dezembro ou com o final do NIS com número 0 sempre são os últimos a receberem o benefício.
A terceira parcela começa a ser fornecida no dia 17 de junho para quem nasceu em janeiro.
Auxílio emergencial e a prorrogação
Uma das dúvidas dos beneficiários do auxílio emergencial é se realmente vai haver, ou não, a prorrogação do auxílio emergencial.
As questões começaram após uma publicação exclusiva do Globo para assinantes que dizia que nesta última terça-feira (08), haveria uma reunião de pastas para definir se o auxílio seria prorrogado.
Ontem (08), entretanto, nada foi revelado e não se sabe se essa reunião realmente aconteceu. Entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que poderiam fazer a prorrogação do benefício. Não que ela estava confirmada.
De acordo com ele, os meses de prorrogação devem ser definidos por Bolsonaro e que podem ser de dois a quatro, mas que isso não é escolhido por ele.
Depois disso, o presidente não se manifestou mais sobre o assunto.
Outros boatos dizem que o auxílio emergencial pode ser prorrogado até que toda a vacinação seja vacinada. Apesar disso, apenas 23,5% da população recebeu uma dose da vacina.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que iria vacinar mais de 1 milhão de pessoas durante a CPI. Mas foi questionado em seu interrogatório sobre os motivos dos números não serem colocados em prática.
Em suma, ainda é necessário esperar por mais informações sobre o assunto. Nada foi confirmado e a escolha envolve centenas de aspectos, inclusive os gastos com o benefício que superaram R$ 9 bilhões por mês. Mudar o projeto inicial (de 4 parcelas) para mais 6 parcelas pode trazer um gasto extra na faixa de R$ 18 bilhões.
Calendário do auxílio emergencial para terceira leva
O calendário do auxílio emergencial para a terceira leva deve começar no dia 17 de junho para os nascidos em janeiro (fonte do portal Contábeis). Entretanto, há algumas divergências sobre as datas porque o jornal OPOVO argumentou que deve começar somente no dia 20 de junho.
De acordo com o jornal OPovo, os nascidos em fevereiro passam a receber somente no dia 23 de junho.
Vale ressaltar, entretanto, que algumas mudanças podem acontecer no cronograma. Dessa forma, é comum que algumas parcelas sejam adiantadas.
A última parcela da terceira leva é para quem nasceu em dezembro. Estes, devem receber cerca de um mês depois, no dia 21 de julho apenas.
Sacar auxílio emergencial antecipado
Há a possibilidade de sacar o auxílio emergencial antecipado e em dinheiro. Após o depósito, o dinheiro só pode ser sacado após dias específicos. Mas, não são todos que gostam de pagar as contas através do Caixa TEM.
Como solução, basta ter em seu celular o app do banco Inter. Dessa forma, você pode criar um boleto de depósito no valor do auxílio emergencial e pagar no Caixa TEM: em um dia o dinheiro estará na sua conta bancária e disponível para saques.
Ainda não é possível fazer essas manobras em sites como o Bradesco.