Auxílio Brasil será antecipado em novembro? O que se sabe
Calendário de outubro do Auxílio Brasil foi antecipado para o dia 11. O que diz o Governo sobre os pagamentos dos meses de novembro e dezembro?O Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos de outubro do Auxílio Brasil. Inicialmente, o plano era pagar o benefício a partir do dia 18, mas o Ministério da Cidadania optou por liberar a quantia já a partir do dia 11. Com a mudança, todos os mais de 21 milhões de usuários do benefício poderão receber o valor antes da eleição.
Esta não foi a primeira vez que o Governo Federal decidiu antecipar o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Em agosto, o Ministério da Cidadania já tinha realizado a manobra pela primeira vez. Inicialmente, se chegou a cogitar a possibilidade de manter o mesmo sistema em setembro, mas isso acabou não acontecendo.
De todo modo, o processo de antecipação voltou a acontecer agora em outubro, e boa parte dos usuários querem saber qual será a decisão para novembro. Em entrevistas recentes, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que a tendência natural é de aplicação de uma nova antecipação para os dois meses restantes de 2022.
De todo modo, a declaração do Ministro trata-se apenas de uma indicação. Para confirmar a antecipação do calendário do Auxílio Brasil, será preciso publicar a mudança oficialmente no Diário Oficial da União (DOU). Ao menos até aqui, este sistema não foi feito. Portanto, é necessário aguardar por uma resposta.
O mais provável é que o Ministério da Cidadania tome uma decisão sobre a antecipação ou não do calendário do Auxílio Brasil em novembro apenas depois do final dos pagamentos deste mês de outubro. De todo modo, o cidadão não precisa se preocupar porque em caso de antecipação, a informação será amplamente divulgada nos canais oficiais do Governo.
Auxílio Brasil em outubro
Para este mês de outubro, o Governo Federal segue com os pagamentos do Auxílio Brasil regularmente. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6.
Para movimentar o dinheiro do benefício, o cidadão não precisa sair de casa. Basta usar o app do Caixa Tem. Através do aplicativo, o indivíduo pode pagar contas, transferir saldos e até mesmo faze compras no sistema de débito. Há ainda a possibilidade de gerar um código para saque.
Com este código, o usuário pode pegar o dinheiro em espécie em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também é possível sacar a quantia com o cartão do Auxílio Brasil. Mais de 7 milhões de dispositivos estão sendo entregues este ano.