Até quando o patrão precisa depositar o 13° do trabalhador?

Empresa pode pagar em duas parcelas. Entenda

Quando vai se aproximando o final do ano, os trabalhadores já começam a fazer planos para o recebimento do 13° salário. Viajar, comprar presentes e até mesmo pagar contas atrasadas são alguns dos destinos desta grana extra. 

Dessa forma, saiba que todo trabalhador sob regime CLT tem esse direito. Portanto, vamos revelar de uma vez: as empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela deste abono.

O 13° é uma gratificação anual e é pago de acordo com o tempo de serviço. Sendo assim, se você trabalhou 12 meses seguidos, deve receber a cota integral. Mas se trabalhar menos tempo, a quantia deverá ser proporcional ao período de registro.

Quer mais detalhes? Acompanhe!

Quando o 13º deve ser pago?

Destaques sobre *** por e-mail

O empregador vai ter duas opções para pagar o 13º salário. A maioria das empresas opta pelo pagamento em duas parcelas: 

  • A primeira parcela entre 1º de fevereiro e o último dia útil de novembro;
  • A segunda até o dia 20 de dezembro. Porém, o benefício também pode ser pago em uma única parcela, até o dia 30 de novembro de cada ano.

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

A base de cálculo do 13° é o salário bruto, sem deduções ou adiantamentos, devido ao mês de dezembro do ano em curso ou, no caso de dispensa, o do mês do acerto da rescisão contratual.

13° pode ser pago junto com as férias?

Sim! De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o trabalhador pode solicitar o pagamento da primeira parcela do 13º salário quando for tirar suas férias. 

Todavia, o empregado deve solicitar o adiantamento por escrito ao empregador até janeiro do respectivo ano. 

Também quando houver a extinção do contrato de trabalho, o empregado terá direito de receber o 13° salário. Neste caso, o trabalhador terá o direito do abono nos seguintes casos: 

  • pelo término do contrato;
  • quando firmado por prazo determinado; 
  • por pedido de demissão;
  • por dispensa, mesmo ocorrendo antes do mês de dezembro.

No entanto, quem for demitido por justa causa, não terá direito de receber o 13° salário.

Quando terei direito ao 13º salário?

Segundo as regras do trabalho, o empregado já passa a ter direito de receber o 13° salário a partir de 15 dias de serviço. Aposentados e pensionistas do INSS também recebem a gratificação.

Todavia, fique atento: quando o empregado tiver mais de 15 faltas não justificadas no mês poderá ter descontado de seu 13º salário a fração de 1/12 avos relativa ao período.

Se a data limite para o pagamento do 13° salário cair em domingo ou feriado, o empregador deve antecipá-lo. Se não o fizer, está sujeito a multa.

Lembrando que a empresa poderá ser multada caso pague somente a primeira parcela do 13º salário.

O empregador não tem a obrigação de pagar a todos os empregados no mesmo mês, mas precisa respeitar o prazo legal para o pagamento do 13° salário, ou seja, entre fevereiro e novembro.

O empregado deve saber que o pagamento é dividido em duas parcelas, na primeira não há descontos. Já a segunda parcela, conta com o desconto de INSS e IRRF (Imposto de Renda).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis