Salário mínimo: veja como será calculado o novo aumento

Plano do governo eleito é pagar o aumento real no salário mínimo já a partir do próximo mês de janeiro de 2023. Veja detalhes sobre projeto

Menos de uma semana depois da vitória de Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano, os problemas para o futuro governante já começaram. Segundo as informações de bastidores, o entorno do petista está trabalhando para tentar encontrar a melhor forma de bancar o aumento real do salário mínimo.

A Constituição Federal exige que o governo eleve o valor do salário mínimo todos os anos. O que vai mudar é a maneira como o este valor é elevado. Alguns governos preferem subir o patamar apenas com base nos números da inflação, e outros preferem dar um aumento real nos números.

O governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vinha optando nos últimos quatro anos pelo aumento com base apenas na inflação. Na prática, as pessoas não tinham uma elevação real.

No plano de orçamento para o próximo ano, a ideia era deixar o salário na casa dos R$ 1.302, ou seja, com a correção apenas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Durante a sua campanha, o presidente eleito Lula (PT) vinha indicando que poderia bancar o aumento real do salário mínimo. Eleito, ele segue dizendo que poderá cumprir a promessa já a partir do primeiro ano do seu governo, em 2023. A dúvida central agora é como ele vai conseguir fazer esta manobra.

Destaques sobre *** por e-mail

Como será definido o valor

No decorrer desta semana, pessoas do entorno de Lula disseram que o martelo estava batido: eles iriam definir o valor do salário mínimo por meio de uma equação que envolveria a inflação do ano anterior, e também o resultado do PIB dos últimos cinco anos.

A questão aqui é que a projeção de inflação para este ano de 2022, está caindo mês a mês, além disso o PIB dos últimos anos também não foi dos maiores. Estas condições nos levam a crer que o aumento do salário mínimo não seria tão alto como prometido da campanha.

Diante das sucessivas projeções de queda para a inflação, aliados de Lula já começam a dizer que será preciso aplicar um aumento sobre o aumento, o que elevaria o valor do salário mínimo para além do que eles estavam planejando nesta semana.

Além do salário

O salário mínimo é apenas uma das questões abertas por este governo de transição. Também há conversas sobre a manutenção do valor do Auxílio Brasil para o próximo ano, ato que também vai exigir pressão sobre as contas públicas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis