Consignado com descontos antecipados? Veja o que aconteceu

Segundo relatos, algumas pessoas estão recebendo os descontos do consignado nas parcelas do Auxílio já a partir deste mês de novembro

Imagine que você contrata o consignado do Auxílio Brasil, confirma o primeiro desconto para dezembro e se depara com um abatimento já em novembro. A história pode parecer estranha, mas aparentemente está acontecendo com um número considerável de usuários do programa social este mês.

Os relatos aumentaram nos últimos dias porque o Ministério da Cidadania já começou a atualizar o sistema do app do Auxílio Brasil com as informações de novembro. Assim, ao menos uma parte dos usuários já consegue conferir de maneira remota qual é o valor que está disponível em sua conta este mês.

De acordo com relatos que circulam nas redes sociais, parte dos indivíduos que solicitou o consignado afirma que o sistema de desconto estava programado para começar em dezembro, mas já começou a acontecer neste mês de novembro, segundo eles sem nenhum tipo de aviso prévio.

Além disso, há também relatos de cidadãos que afirmam que nem chegaram a receber o dinheiro da solicitação em mãos, e já terão que começar a bancar os descontos neste mês de novembro. Boa parte destas reclamações estão sendo feitas em redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

Nas reclamações, algumas pessoas chegaram a dizer também que sequer chegaram a solicitar o dinheiro do consignado na Caixa e mesmo assim já começam a perceber que o valor estará descontado no benefício planejado para ser liberado neste mês de novembro.

Destaques sobre *** por e-mail

O que diz a Caixa

Em nota, a Caixa afirma que procedimentos como estes não são incomuns, e que é possível que algumas pessoas tenham os descontos aprovados antes mesmo da liberação oficial do dinheiro.

“Na operação do Consignado Auxílio, o Ministério da Cidadania, responsável pelo pagamento do benefício, faz a retenção antecipada do valor da parcela e o posterior repasse dos valores à Caixa”, disse o banco.

“A data informada no momento da contratação refere-se ao dia limite para repasse dos recursos pelo Ministério à Caixa ou para pagamento pelo cliente da prestação, quando não tiver sido possível o desconto do benefício”, completou.

Descontos além do consignado

Vale lembrar que neste momento inicial, é possível que uma parte dos usuários verifiquem no app um valor menor do que os R$ 600 programados para todos os meses.

Contudo, nem sempre esta indicação tem relação com os descontos do consignado do Auxílio Brasil. Em alguns casos, é possível que aconteça apenas uma demora na atualização das informações do sistema.

O Ministério indica que ninguém poderá receber menos de R$ 600 em novembro, a não ser aqueles que já poderão ter os descontos do consignado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis