INSS: 14º salário vai ser pago em 2023?
Aposentados e pensionistas estão na esperança de receber esse benefício desde 2021O 14° salário do INSS faz parte de um Projeto de Lei (PL) criado para auxiliar os aposentados e pensionistas nos impactos negativos da pandemia de Covid-19.
Isso porque o benefício foi antecipado para ser pago no primeiro semestre por três anos consecutivos.
Sendo assim, os segurados do INSS estão sem receber uma renda extra no fim do ano.
O que é o 14º salário do INSS?
O 14º salário do INSS é devido aos aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social que, durante o ano, receberam auxílios diversos.
Segundo o autor do projeto, deputado Pompeo de Mattos, a concessão do benefício anual em dobro, ou seja, o 14° salário, visa reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência.
Quem tem direito a receber o 14º salário?
O texto prevê o pagamento do 14º salário do INSS para os segurados que recebem os seguintes benefícios:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Benefício por incapacidade temporária (Auxílio-doença);
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão.
14º salário vai ser pago em 2023?
O 14º salário ainda é um projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados, dessa forma, ainda não é possível afirmar que haverá o pagamento do benefício em 2023.
Além disso, é importante lembrar ao segurado que quanto mais o tempo passa, mais enfraquecida a proposta acaba se tornando, tendo em vista que o que costuma ser votado é o que está em pauta dos parlamentares.
Com relação à proposta do 14º salário, a última atualização do projeto de lei na Câmara ocorreu no dia 16 de agosto, onde foi requerido a instalação de uma Comissão Especial para discussão da proposta.
O pedido foi realizado pelo deputado Ricardo Silva (PSD), de modo a tornar a tramitação da proposta mais ágil e assertiva. Contudo, desde então não houve nenhum avanço da proposta.
Para que o 14º salário saia do papel e seja pago, será preciso que a proposta seja aprovada na Câmara dos Deputados. Posteriormente ainda precisa ser votada no Senado.
Logo, ainda não é possível cogitar qualquer possibilidade de que o 14º salário possa ser pago aos aposentados e pensionistas em 2023. Sendo assim, o segurado não deve contar com a aprovação da proposta que ainda está longe de ocorrer.