Auxílio-gás também será pago este mês? Veja o que se sabe

Auxílio-gás nacional é o programa do Governo Federal que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade na compra do botijão de 13kg

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do programa Bolsa Família. Alguns usuários estão se surpreendendo ao constatar que só devem receber os R$ 600 brutos do programa social. Para este mês de janeiro, não há previsão de liberações para o Auxílio-gás nacional.

O Auxílio-gás nacional é um programa social de caráter bimestral. Isto significa que os pagamentos acontecem sempre a cada dois meses. Como já houve um pagamento em dezembro do ano passado, a próxima liberação está marcada para fevereiro, quando o projeto volta a ser pago em conjunto com o Bolsa Família.

Note, no entanto, que nem todo mundo pode receber os dois programas de uma vez. Em dezembro de 2022, por exemplo, o Auxílio Brasil fez pagamentos para 21,9 milhões de pessoas, enquanto apenas cerca de 5,9 milhões conseguiam receber o Auxílio-gás ao mesmo tempo.

Esta lógica não deve ser alterada neste novo governo. Segundo informações de bastidores, membros do poder executivo avaliam que ao menos neste primeiro momento o sistema de pagamentos seguirá basicamente o mesmo que era usado pela gestão anterior.

União do Auxílio-gás

Destaques sobre *** por e-mail

Uma ala do governo Lula avalia a possibilidade de união dos Auxílio-gás nacional com o Bolsa Família. O resultado desta fusão seria a criação de um novo programa social, que poderia ser visto como um “super Bolsa Família”.

Contudo, esta ideia ainda está no campo da teoria, e ainda precisa passar por mais análises. Até que este plano realmente saia do papel, os pagamentos seguirão acontecendo da mesma forma como ocorria no ano passado com o Auxílio Brasil.

E o Bolsa Família?

Ao contrário do Auxílio-gás nacional, o Bolsa Família é um programa de caráter mensal, isto é, os pagamentos acontecem todos os meses. Em janeiro, os repasses começaram no dia 18 e devem seguir até o dia 31.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que mais de 21,9 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do benefício. O número é basicamente o mesmo que se registrou no último pagamento do Auxílio Brasil, em dezembro.

O calendário de pagamentos segue o mesmo desenho do projeto anterior. Os depósitos são feitos com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis