Cadúnico: Cuiabá faz alerta sobre processo de atualização

Prefeitura de Cuiabá iniciou processo de alerta para conscientizar as pessoas sobre a importância da atualização constante dos dados do Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem está neste sistema certamente tem mais chances de receber algum auxílio, mas para tanto é necessário manter o cadastro em constante atualização.

É com esta mensagem em mente que a Prefeitura de Cuiabá iniciou uma campanha de conscientização da população em situação de vulnerabilidade social. A ideia é fazer com que as pessoas passem a entender a importância de manter os dados do Cadúnico sempre atualizados.

Quem não mantém estas atualizações corre o risco de não mais ser selecionado para programas sociais. Quem já recebe algum tipo de ajuda do governo e deixa de atualizar o sistema, pode acabar sendo excluído do benefício por inconsistência nos dados apresentados.

Cuiabá

Em Cuiabá, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, expliou a situação. Ele lembrou que a atualização é importante para o recebimento de programas como o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

Destaques sobre *** por e-mail

“A atualização dos dados faz toda a diferença para que o beneficiário continue no programa, se ele não comunica a mudança da escola dos filhos, por exemplo, o governo não consegue acompanhar se a criança está indo às aulas. Mediante essa situação, o benefício pode acabar sendo suspenso”, disse ela.

“Também é preciso informar a troca de endereço, a presença de um novo membro na família ou se alguém começou a trabalhar com carteira assinada”, explica.

“É como se ela fizesse uma nova entrevista, com o entrevistador do Cadastro Único nos postos de cadastramento, onde passam por todo processo de formulário do cadastro, mas, principalmente, em relação aos dados de renda, de trabalho, composição familiar, dados escolares, endereço, que são as informações essenciais do programa”, pontua.

Quando preciso atualizar o Cadúnico?

De acordo com as regras do Governo Federal, o Cadúnico precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família. Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço ou de emprego são exemplos de informações que precisam ser atualizadas.

Para saber se o seu Cadúnico está atualizado ou não, basta conferir as informações de sua conta no app do Meu Cadúnico. Através deste aplicativo, o cidadão vai poder saber quanto tempo falta para que ele precise voltar a atualizar o seu sistema.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis