Ministério acusa gestão Bolsonaro de falhas no Cadúnico

Ministério do Desenvolvimento Social está investigando possível participação do governo Bolsonaro em falhas no sistema do Cadúnico no ano passado

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está na mira de uma investigação sobre uma falha no sistema do Cadúnico do Ministério da Cidadania em agosto do ano passado. O atual governo afirma que uma pane no computador pode ter causado uma anomalia no processo de seleção de programas como o Auxílio Brasil.

A falha teria acontecido na plataforma tecnológica que integra as informações base para a entrada em projetos. A avaliação do novo governo é de que este problema pode ter inserido pessoas que não cumpriam todas as normas do Auxílio Brasil, além de ter deixado de fora cidadãos que realmente precisavam da ajuda.

Vale lembrar que o Auxílio Brasil era um programa social que usava as informações do Cadúnico para definir quem poderia entrar no projeto. Entre os meses de julho e dezembro do ano passado, estima-se que mais de 4,1 milhões de pessoas tenham entrado no programa, fazendo com que o programa batesse uma série de recordes.

O Ministério do Desenvolvimento Social, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) deverão investigar o caso. A suspeita do atual Governo é de que a gestão anterior poderia ter causado a pane propositalmente, ou ao menos não ter agido para resolver o problema de maneira proposital.

Na visão do atual Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), ao permitir a falha, o governo anterior poderia ajudar Bolsonaro nas eleições do ano passado. No pleito, a equipe de campanha do ex-presidente falou em algumas oportunidades que o Auxílio Brasil estava atendendo o maior número de pessoas na história.

Destaques sobre *** por e-mail

Governo anterior nega

A reportagem que aponta para esta investigação foi publicada ainda na quarta-feira (1) pelo jornal O Globo. Na ocasião, o ex-ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento negou as acusações de que a pasta teria trabalhado para permitir os efeitos da pane.

Ele disse, entre outros pontos, que os problemas não teriam afetado em nada a situação da seleção de usuários para o programa Auxílio Brasil. Contudo, o jornal publicou uma nova matéria nesta quinta-feira (2) com novas revelações.

Documentos atestam falha no Cadúnico

O jornal teve acesso a documentos do antigo Ministério da Cidadania que apontavam que o governo Bolsonaro foi alertado sobre a situação, e que a pane nos computadores estava criando vários problemas para o processo de seleção do Auxílio Brasil.

“Tal incidente gerou múltiplas falhas e indisponibilidades nos serviços e sistemas deste ministério, impactando negativamente, tanto nos processos internos, quanto nos programas sociais de governo destinadas ao cidadão”, diz o ofício que foi assinado pela coordenação de infraestrutura da pasta.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis