IR 2023: grana extra a receber de anos anteriores. Veja quem pode!

Veja como saber se você tem dinheiro a receber em 2023
- Anúncio -

O Imposto de Renda é um tributo federal em que o contribuinte paga ao Governo uma porcentagem de tudo que ganha. Para fazer esse acompanhamento, o Governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem para a Receita Federal quais são seus ganhos anuais.

Ao longo do ano, o cidadão ganha e gasta dinheiro. De forma geral, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leão da Receita avalia se o que ele cobrou de você é, realmente, o que você precisaria pagar conforme o tamanho dos seus ganhos.

Para o leitor ter todas essas informações, você precisa fazer a “Declaração de Ajuste Anual” para o Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas (IRPF).

As declarações de Imposto de Renda (IR) começaram a ser enviadas para Receita Federal no dia 15 de março de 2023. Portanto, este é o momento de todos os contribuintes se organizarem para realizar o envio das suas declarações, o prazo vai até 31 de maio.

Existe uma maneira de verificar se você tem restituição para receber de anos anteriores, mesmo que você não tenha declarado em anos passados, é possível que você tenha algum dinheiro para receber.

Isso acontece porque em algum mês você pode ter pago imposto, ou seja, você pode ter tido seu IR retido, mas não estava devendo Imposto naquele ano, isso gera uma Restituição. 

Veja como recuperar valores no IR de 2023

Com toda certeza você já deixou de declarar seu Imposto de Renda em algum ano, pois não estava obrigado a declarar pela legislação. Entretanto, nos anos que você deixou de declarar, é possível que você deixou também de receber dinheiro.

Se em algum mês do ano você tiver Imposto Retido em algum pagamento que você receber, seja no seu trabalho CLT ou na prestação de um serviço, é possível restituir esse valor no ano seguinte.

Veja um exemplo:

Se você teve Imposto Retido em 2022, mesmo que você não esteja obrigado a declarar IR em 2023, você pode enviar sua declaração para receber sua restituição.

Nas declarações de 2022 (ano-base 2021), 2021 (ano-base 2020) você pode utilizar a declaração pré-preenchida para te ajudar.

Declaração pré-preenchida pode ajudar 

O contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida no IR 2023 entrará no grupo prioritário para receber sua restituição, além disso, utilizando este modelo, o envio fica muito mais fácil e com menos erros, ajudando a Receita Federal.

A Declaração pré-preenchida apresenta as informações que a Receita Federal tem sobre você, portanto, se você não declarou Imposto de Renda em 2022 e 2021, ela pode te ajudar a recuperar seu dinheiro.

Realize os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo (ou site, ou programa) do Imposto de Renda;;
  1. Selecione para realizar o envio da declaração de 2021 ou 2022 (se você não enviou);
  1. Opte pela declaração pré-preenchida;
  1. Clique em rendimentos e verifique se você teve Imposto Retido;
  1. Se você teve Imposto Retido, verifique todas as informações, complete seus dados e envie sua declaração de 2021 ou 2022;
  1. Por fim, se você tiver direito à restituição em um ano anterior e enviar declaração em 2023, você entrará na fila de restituição deste ano, depois é só aguardar seu dinheiro ser pago (conforme o cronograma de restituição).

Em 2020 e anos anteriores, não existe a opção da declaração do IR pré-preenchida. Portanto, para receber restituição de anos anteriores a 2021, será preciso declarar de maneira comum em 2023.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis