Lote residual de restituição do Imposto de Renda é pago hoje (28)!

O lote é pago a contribuintes que saíram da malha fina do IR. As restituições de 2023 só têm início em 31 de maio

A Receita Federal está pagando nesta sexta-feira (28) mais um lote residual de restituição do Imposto de Renda. O montante é de 290.934 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, que vão receber o depósito. O total pago é de R$ 344 milhões.

A restituição cai na conta que o contribuinte informou na declaração do imposto. Se você receber neste lote e o crédito não acontecer , os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Quem recebe?

O lote é pago a contribuintes que saíram da malha fina do IR ou entregaram declaração de 2022 em atraso.

O crédito bancário será feito para 290.934 cidadãos, sendo 3.647 idosos acima de 80 anos, 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Destaques sobre *** por e-mail

A consulta para saber se vai receber é no site da Receita, em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. É preciso informar CPF, data de nascimento e o ano ao qual a declaração se refere.

O pagamento ocorre na conta informada pelo contribuinte ao entregar a declaração ou por meio da chave Pix indicada no IR. Há correção pela taxa básica de juros, a Selic.

Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?

A restituição é a devolução do valor de imposto pago a mais pelo contribuinte durante o ano-calendário que, neste caso, é o de 2022. 

Os cálculos para saber se há imposto a restituir ou se é preciso pagar IR são feitos pelo próprio programa de preenchimento e envio da declaração.

Com relação ao Imposto de Renda 2023, este só começa a pagar restituição em maio. Mais precisamente, só terá início em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis