Você sabe o que é CNAE? Qual é o certo para o seu negócio?

O bom empreendedor precisa estar ciente deste código antes de abrir sua empresa

A demanda tributária sobre as empresas brasileiras ainda é um pouco complexa. Mas pensando em organizar e melhorar a forma de tributação sobre produção de bens e serviços, o governo instituiu um sistema especial: a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

O código CNAE padroniza, de forma simples, o funcionamento de uma empresa e define importantes aspectos sobre o seu negócio, determinando, por exemplo, se pode optar pelo Simples Nacional.

Todavia, muitos e muitas empreendedoras ainda não sabem como classificar a empresa no CNAE.

 Por isso, escolher as classificações corretas para a sua empresa é importante para escolher a tributação mais adequada para o negócio, especialmente no momento de abertura do negócio.

CNAE, o que é isso?

Destaques sobre *** por e-mail

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou código CNAE, é um jeito de criar um padrão no Brasil  para definir as atividades econômicas, os códigos têm o objetivo de definir o segmento da sua empresa, para determinar a sua área de atuação e realizar a cobrança de impostos de acordo com a atividade econômica da sua empresa.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas vale para todos agentes econômicos  que se encaixam na produção de bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).

Qual a importância do CNAE?

A CNAE é importante para que as empresas paguem os impostos que devem pagar, ou seja, contribui para que o enquadramento tributário de um negócio se adeque para a atividade econômica da empresa.

É essencial escolher códigos CNAE que correspondam às atividades que uma empresa realiza. Optar pela CNAE com o único objetivo de pagar menos impostos pode acarretar problemas sérios com os órgãos de fiscalização, que podem entender a medida como tentativa de sonegação ou fraude fiscal.

Como escolher o código CNAE certo?

Primeiramente converse com seu contador, esse profissional saberá te orientar qual é o melhor CNAE a escolher, então peça orientações a ele antes de escolher o código CNAE.

Após conversar com seu contador você vai precisar pensar quais são os códigos de atividade que a sua empresa pode se enquadrar. Defina quais vão ser as atividades, operações de vendas, revenda, prestações de serviços, quais serão os produtos que a sua empresa vai vender ou quais serviços ela vai prestar.

Essas respostas vão definir se a sua empresa terá apenas um código CNAE ou mais um código. 

Uma empresa poderá informar uma atividade principal e até 99 atividades secundárias. É possível consultar o CNAE pela página da Receita Federal.

Essas atividades devem ser informadas com atenção, pois elas vão servir para o fisco conferir as atividades que a sua empresa exerce e tributar a sua empresa de acordo, a atividade principal será a atividade que gera mais renda para sua empresa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis