4° lote do IR: veja quando receber a sua restituição
Este será o penúltimo lote que a Receita Federal vai liberar. Veja como consultarVocê ainda não recebeu a sua restituição do Imposto de Renda? Está ansioso para isso? Pois saiba que a Receita Federal informou que vai liberar para consulta no próximo dia 24 de agosto, o 4° lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. O pagamento só vai cair nas contas no próximo dia 31.
Para a consulta simples, é necessário informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração, ou seja, corrigir as informações que porventura estejam equivocadas.
Como consultar?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Entre no Portal e-CAC e acesse o serviço Meu Imposto de Renda.
Neste local é possível ver se há inconsistências de dados com identificação pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e à situação cadastral no CPF. Com ele, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições.
Resgate dos valores
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet.
Dessa forma será mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.
Dessa forma, caso o valor não caia na conta, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil.
Também existe a possibilidade de ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em nome do contribuinte, em qualquer banco.
Por fim, este é o penúltimo lote. O quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda será no dia 29 de setembro.