Restituição do IR: como saber se vou receber no 5º lote

Quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda deverá ser pago no final desta semana. Veja como saber se você está entre os selecionados
- Anúncio -

Dentro de mais alguns dias, a Receita Federal deverá liberar os pagamentos do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda. Segundo as informações do Fisco, o dinheiro será liberado de forma automática na conta dos contribuintes na próxima sexta-feira (29).

Contudo, os cidadãos brasileiros já podem verificar se estão entre as pessoas selecionadas para receber o saldo no final desta semana. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta acessar o site oficial da Receita e realizar a verificação, que está aberta desde a última sexta-feira (22).

Ao todo, a Receita estima que pouco mais de 1,2 milhão de contribuintes foram selecionados para o recebimento do saldo em questão.

A consulta

Para realizar a consulta, basta entrar no endereço eletrônico da Receita Federal, e informar alguns dados pessoais importantes como o CPF, a data de nascimento e o ano da competência, que no nosso caso é 2023. Logo depois, basta clicar em avançar e identificar o valor.

Para consultas mais detalhadas, o cidadão pode realizar a verificação por meio do portal e-CAC dentro do sistema da Receita Federal. Por este meio, será possível conferir o status da sua declaração, incluindo a identificação de possíveis pendências que estejam atrapalhando o pagamento da restituição.

Os pagamentos da resituição

De acordo com a Receita, os pagamentos da restituição são feitos exatamente na mesma conta informada pelo cidadão no momento da declaração. Quem optou por receber por Pix, vai pegar a quantia através da chave que foi informada no mesmo processo de declaração deste ano de 2023.

Restituição do Imposto de Renda

Dados oficiais da Receita Federal indicam que mais de 20 milhões de contribuintes de todas as regiões do país já receberam o saldo em suas contas. Ao todo, mais de R$ 25 bilhões já foram repassados para estas pessoas.

Desde o início dos pagamentos, o Fisco está obedecendo a seguinte ordem de prioridades:

  • acima de 80 anos;
  • idosos entre 60 e 79 anos;
  • com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • cuja maior fonte de renda foi o magistério;
  • que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Calendário

Ao longo deste ano de 2023, a Receita Federal já realizou quatro repasses da restituição do Imposto de Renda. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações.

  • 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
  • 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
  • 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
  • 4º lote: 31 de agosto (6.118.310 contribuintes; já pago);
  • 5º lote: 29 de setembro de 2023.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis