Como consultar lote residual do Imposto de Renda? Confira!
Os pagamentos já foram liberados pela Receita Federal.O lote residual de restituição do Imposto de Renda é um dos recursos que o Fisco usa para acertar as pendências financeiras com quem não recebeu a restituição a tempo por algum problema na declaração,
Dessa forma, a Receita Federal já liberou a consulta e os pagamentos do 1° lote residual de restituição do Imposto de Renda. Neste, 290.934 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, receberam seu dinheiro de volta.
Neste lote, o fisco desembolsou R$ 344 milhões. Desse total, R$ 155.117.452,22 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 3.647 contribuintes idosos acima de 80 anos.
E tem mais: 25.136 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.957 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 9.615 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 248.579 contribuintes não prioritários.
Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.
O pagamento caiu na conta que consta na declaração do Imposto de Renda. Todavia, você quer saber como consultar se seu nome está neste montante? Veja a seguir!
Como consultar se meu nome está neste lote residual?
Para consultar a restituição do imposto de Renda, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Dessa forma, se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Lá será possível saber o status de sua declaração. Ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.